sábado, 9 de outubro de 2010

Cabala / Os 33 Caminhos da Árvore da Vida



Os 33 Caminhos da Árvore da Vida

Cabala

As Tradições Ocidentais, dentre elas a Kabala ou a Árvore da Vida, iniciam sua organização dos Mistérios vendo o Universo além do apenas material, também refletindo o aspecto quaternário da Manifestação.

Além disto, equilibra cada um destes aspectos ou planos com seu complementar, fazendo que a Matéria (Assiah), representada pelo elemento Terra e de natureza feminina seja equilibrada pela Mente (Atziluth), representada pelo elemento Ar e de natureza masculina.

Assim também o faz equilibrando as Emoções (Briah) representadas pelo elemento Água e de natureza feminina com as Ações (Yetzirah) representadas pelo elemento Fogo e de natureza masculina.

Antes da Primeira Manifestação desta Realidade, contudo, havia apenas a Luz Ilimitada do Nada ou Negatividade, Inconcebida e Imanifestada.

A Tradição da Kabala relaciona esta Existência Negativa ao Plano Imanifestado de AIN (‘Nada’, ‘Negatividade’).

O Imanifestado não percebe(ia) limites, nominando a Existência Negativa Ilimitada de Plano AIN SOF (‘Nada Ilimitado’).

Ainda o Imanifestado mostra que a ILIMITADA Existência Negativa assemelha-se a LUZ, Terceiro Plano, AIN SOF AUR.

Ao Crear este Universo, o Creador manifestou-a em uma realidade DUALISTA, representada por dois pares complementares de elementos ou planos: Fogo-Atziluth complementa Água-Briah; Ar-Yetzirah complementa Terra-Assiah.

A importância do aspecto quaternário da Manifestação para o entendimento deste estudo é imensa, pois a Kabala está presente simbolicamente no Templo de Salomão, manancial da Tradição Mística Ocidental, simbolismo da Manifestação Universal (Macrocosmo) e da Manifestação Humana (Microcosmo).

Desta forma é possível entender que o Templo não é Um e sim Quatro, existindo Um em cada Plano, mas apresentando-se aos que ali estão principalmente pelo seu aspecto material (Assiah), enganando os sentidos humanos com a impressão de ser somente um.

06/05/2008