domingo, 9 de janeiro de 2011

Alimentação Consciente






Qualquer atividade pode ser meditativa, se você prestar total e cuidadosa atenção no que está fazendo.

Tome, por exemplo, um ato comum como o de se alimentar.

O método da alimentação consciente consiste em prestar cuidadosa e total atenção a cada aspecto da experiência.

Comece por se sentar imóvel, prestando atenção na sua respiração, observando a inspiração e a expiração.

Quando sentir que chegou a um estado de tranquilidade, comece a comer.

Procure comer muito lentamente, dividindo cada movimento, para que possa acompanhar cada nuance de sensação, som, sabor e gesto.

Por exemplo, ao colocar o alimento na boca, faça isso em uma velocidade que lhe permita observar o alongamento e a tensão dos músculos do braço e da mão, e a sensação da comida ou do garfo contra a pele.

Evite a tendência de preparar automaticamente a garfada seguinte enquanto não terminar de engolir o alimento que está na boca.

Explore a natureza visual e tátil do alimento que está comendo.

Se for um alimento que possa ser comido com a mão, sinta a sua textura contra as pontas dos dedos, observe a sua forma, cor e contorno.

Ele é duro ou mole? Áspero ou macio? Leve a comida lentamente até a boca.

Note o instante em que consegue sentir o seu cheiro pela primeira vez.

Se prestar atenção, vai notar que começou a salivar antes mesmo de ela chegar à sua boca.

Tome consciência do primeiro roçar do alimento em seus lábios.

A seguir, mastigue a comida lenta e deliberadamente.

Observe a sensação de seus dentes mordendo-a.

Registre o sabor, os sons, a infinidade de sensações criadas por cada mastigação.

Mastigue muitas vezes, até o alimento se tornar uma papa em sua boca, e só coloque mais comida no garfo depois de engolir.

Continue comendo com a mesma cuidadosa deliberação.

Mantenha a calma e a concentração durante todo o processo.

E..Bom Apetite!


Fonte:
Daniel Goleman
scribd
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