sábado, 21 de maio de 2011

Viver mais e melhor


Com os avanços da medicina, viver ou até ultrapassar os 100 anos é uma possibilidade cada vez mais real. Mas o que adianta chegar lá sem saúde física ou mental? Fazer exercício, alimentar-se bem, não fumar e beber com moderação são cuidados importantes para quem deseja ganhar anos de vida. Mas é preciso cuidar também da cabeça. Afinal, como qualquer outro órgão do corpo, o cérebro envelhece e pode perder as suas capacidades. A partir de estudos, neurocientistas e pesquisadores recomendam exercícios capazes de manter o cérebro em forma.

Segundo os estudiosos, é possível exercitar o seu cérebro de várias formas e não apenas por meio de um sério estudo acadêmico. Ler, fazer palavras cruzadas ou aprender uma nova língua são as atividades mais recomendadas até agora. Mas conversar, dormir bem, não embarcar em pensamentos negativos e dar boas gargalhadas também podem fazer muito pela saúde cerebral.

Vale até dedicar-se à arte do malabarismo, só não pode parar e deixar o cérebro enferrujar. Pesquisas recentes usando estudos de imagens demonstraram aumento da atividade e de conexões no cérebro de pessoas com mais de 50 anos que aprenderam malabarismo num curso de três meses. Mas, o efeito positivo em seus cérebros durou apenas o tempo em que eles permaneceram praticando as novas habilidades.

Fale, fale, fale

Passar, pelo menos, dez minutos por dia falando com outra pessoa pode melhorar a memória. Segundo pesquisadores da Universidade de Michigan, um simples bate-papo é tão efetivo como passar dez minutos fazendo palavra cruzada. De qualquer forma, as duas atividades são mais benéficas que passar o mesmo tempo em frente à TV.

Cultive amizades

Estudos recentes mostram que pessoas que mantêm uma rede social ativa costumam também viver muito e usufruir uma qualidade de vida melhor. Cultivar bons relacionamentos mantém a acuidade do cérebro aguçada, dando às pessoas a chance de interagir e aprender mais sobre o ser humano.

Mantenha a pressão baixa

A pressão sanguínea alta (hipertensão) danifica as artérias e aumenta o risco de derrame cerebral, o que contribui para o declínio mental. Consultar regularmente o médico e manter a pressão abaixo de 120/80 mm/Hg é a indicação dos estudiosos.

Durma bem

Pesquisa recente sugere que dormir demais ou muito pouco pode aumentar o risco de derrame, o que é uma preocupação para a saúde cerebral ao longo dos anos. Quase todo mundo teve a experiência de se sentir menos “inteligente” depois de uma noite mal dormida, mas os dados sugerem que padrões de sono ininterruptos são mais frequentemente associados com o risco de demência do que se pensava. Se você tem problemas com o sono ao longo da noite, converse com o seu médico ou um neurologista.

Outras dicas

Sonhar acordado, aprender a lidar com pensamentos negativos, dar boas gargalhadas...

Para a Associação Canadense de Saúde Mental, dedicar um tempo diário, mesmo que pequeno, para a saúde mental traz benefícios significantes em termos de se sentir rejuvenescido e mais confiante. Cuidar bem do cérebro significa pensar no bem-estar emocional. Dar um tempo nas preocupações e aborrecimentos e abrir a mente para pensamentos positivos são ótimos exercícios.

Sonhe acordado

Feche os olhos e imagine-se em um local paradisíaco. Respire lenta e profundamente. Seja uma praia, uma montanha, uma floresta silenciosa ou o seu lugar favorito do passado, deixe a atmosfera confortável envolver você numa sensação de paz e tranquilidade.

Colecione momentos felizes

Faça questão de se lembrar sempre dos momentos felizes, prazerosos e agradáveis que despertam sensações positivas em você, como segurança, afeto, amor etc.

Aprenda a lidar com pensamentos negativos

Pensamentos negativos podem ser insistentes e barulhentos. Aprenda a interrompê-los. Não tente bloqueá-los (isso nunca funciona), mas não deixe que eles controlem você. Se você não pode solucionar o problema no momento, tente se distrair ou se tranquilizar.

Faça uma coisa de cada vez

Por exemplo, se você está dando um passeio ou passando tempo com os amigos, desligue o telefone celular e pare de pensar no que tem a fazer depois. Esteja presente por inteiro em tudo o que fizer.

Exercite-se

Uma atividade física regular melhora o bem-estar psicológico e pode reduzir a depressão e a ansiedade. Praticar algum tipo de exercício em grupo ou ginástica pode reduzir o sentimento de solidão, desde que a atividade insira você num grupo que compartilhe objetivos comuns.

Tenha um hobby

Ter um hobby equilibra sua vida permitindo você fazer alguma coisa que você gosta, livre de pressões das tarefas diárias. O hobby também mantém seu cérebro ativo.

Estabeleça metas pessoais

Metas não devem ser ambiciosas. Você pode decidir terminar aquele livro que começou três anos atrás, dar uma volta no quarteirão todo dia, aprender a jogar xadrez, ligar para os amigos em vez de esperar o telefone tocar. Seja qual for sua meta, conquistá-la trará confiança e satisfação.
Escreva um diário (ou mesmo fale com as paredes!)

Expressar-se após um dia estressante pode ajudar você a recuperar a perspectiva, abaixar a tensão e até aumentar a imunidade do seu corpo contra doenças.

Compartilhe o humor

A vida às vezes torna-se séria demais, então quando você ouvir ou vir alguma coisa engraçada, compartilhe o fato com algum conhecido seu. Um pouco de humor pode ajudar muito a manter seu cérebro em forma.

Sorria, ria, dê gargalhada

Uma gargalhada genuína é um santo remédio para o estresse de todo dia. Peça para seus amigos lhe contarem uma história engraçada. Cerque-se de pessoas sorridentes, engraçadas e brincalhonas. Quando vir um grupo de amigos ou colegas de trabalho dando boas risadas, junte-se a eles.

Trabalho voluntário

Trabalhar como voluntário em uma causa que nos motiva e inspira nos faz sentir muito bem em relação a nós mesmos. Ao mesmo tempo, alargar nossa rede social, nos permite o aprendizado de novas experiências e equilibra a nossa vida.

Trate-se bem

Faça um prato especial para você mesmo. Tome um banho de espuma. Assista um filme. Ligue para um amigo ou parente que você não fala há anos. Sente-se num banco de parque e sinta o cheiro da grama e das flores. Seja o que for, faça isso apenas para você mesmo.
Fonte:
Discovery Health
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