segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os Sete Selos Planetários (Antroposofia)


Júpiter

Os sete “Selos Planetários” reproduzem em escrita espiritual o que Rudolf Steiner explicou inúmeras vezes a seus ouvintes como etapas do desenvolvimento planetário da Terra, através dos estados de Saturno, Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, e Venus. 

Marte representa a primeira metade do desenvolvimento do nosso planeta como Terra. 

Mercúrio, a segunda metade. 

Como um estado muito longínquo, Vulcano foi omitido.

O que denominamos hoje “planetas”, astronomicamente, “estrelas errantes” ou “estrelas caminhantes” são imagens atuais da atuação cósmica hierárquica, passada e futura. 

Caminham através do zodíaco, da região dos ritmos cósmicos, porém seu profundo segredo, encontra-se na mudança da forma – na transubstanciação de suas imagens arquetípicas do estado de Saturno até Venus. 

Rudolf Steiner os configurou em forma de “selos”, que podem ser representados através da metamorfose no sentido de Goethe, onde uma forma nova é resultado da forma anterior.

Aprofundar nas admiráveis direções das linhas e suas transformações, cria no corpo etérico do ser humano, movimentos e formas de pensamento estimuladas por elevadas leis espirituais. 

Estes movimentos e formas de pensamento são imagens rítmicas de uma música cósmica (música das esferas) que em sua consonância podem formar uma ponte do mundo terrestre para o mundo espiritual, igualmente como os sete sons primordiais ou as sete cores do arco-íris.

Estes selos originalmente foram desenhados sobre fundo azul e são dourados “correspondendo aos fatos ocultos, ao fixarmos estes selos em figuras simbólicas e deixarmos nosso olhar contemplá-los profundamente, isto nos ajuda a querer compreender e, se através da correta sequência, produzimos as formas de pensamento correspondentes, vamos ao encontro do que nos possibilita a íntima compreensão do ritmo dos sete membros do ser humano. Estas figuras não são apenas ornamento, mas nos impulsionam para estas transformações.”

Rudolf Steiner

Fonte: 
GA 284, 15 Out 1911

Lua

Mercúrio

Mercúrio

Saturno

Sol

Venus