sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dicas para sua Saúde: Jin Shin Jyutsu


Envolva, suavemente, com uma mão o dedo correspondente da mão oposta, por alguns minutos.

Dedo Polegar

Melhora a digestão de alimentos, ideias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem. Ajuda: estômago, baço e pâncreas. Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.

Dedo Indicador

Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular. Dissolve o medo e as inseguranças. Ajuda: rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando.

Dedo Médio

Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; regula a harmonia interior do corpo. Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade. Ajuda: fígado e vesícula biliar. Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.

Dedo Anular

Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo. Afasta a tristeza, negatividade e o pesar. Ajuda: pulmões e  intestino grosso. Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.

Dedo Mínimo

Conecta com a intuição, aumenta a autoestima, harmoniza o sistema esquelético. Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço. Ajuda: coração e intestino delgado. Evita uma dor de garganta que está iniciando.

Centro da Palma da Mão

Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. Dissolve o desânimo. Ajuda: diafragma e fluxo do umbigo. Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo.

Jin Shin Jyutsu