sábado, 5 de novembro de 2011

Os Anjos Cabalísticos


No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia.

Dionísio foi um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores, como São Clemente, Santo Ambrósio e São Jerônimo. Na Idade Média surgiram muitos outros esquemas, alguns baseados no do Areopagita, outros independentes, sugerindo uma hierarquia bastante diferente. Alguns autores acreditavam que apenas os anjos de classes inferiores interferiam nos assuntos humanos.

No Cristianismo a fonte primária ao estudo dos anjos são as citações bíblicas, embora existam apenas sugestões ambíguas para a construção de um sistema como ele se desenvolveu em tempos posteriores. Os anjos aparecem em vários momentos da história narrada na Bíblia, como quando três anjos apareceram a Abraão. Isaías fala de serafins; outro anjo acompanhou Tobias; a Virgem Maria recebeu uma visita angélica na anunciação do futuro nascimento de Cristo, e o próprio Jesus fala deles em vários momentos, como quando sofreu a tentação no deserto e na cena do horto das oliveiras, quando um anjo lhe fortalecia antes da Paixão. São Paulo faz alusão a cinco ordens de anjos.

Tradições esotéricas cristãs também foram invocadas para se organizar um quadro mais exato. 

As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:

1. Serafins
2. Querubins
3. Dominações
4. Tronos
5. Principados
6. Potestades
7. Virtudes
8. Anjos
9. Arcanjos

A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.

Serafins

O nome serafim vem do hebreu saraf (שרף), e do grego, séraph, que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.

O Pseudo-Dionísio diz que sua natureza ígnea espelha a exuberância de sua atividade perpétua e infatigável, e sua capacidade de inflamar os anjos inferiores no cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo e iluminando suas inteligências, destruindo toda sombra. Pico della Mirandola fala deles em sua Oração sobre a Dignidade do Homem (1487) como incandescentes do fogo da caridade, e modelos da mais alta aspiração humana.

Metatron: Príncipe dos Serafins

Do hebraico, quer dizer rei dos Anjos

O anjo Metatron, príncipe dos Serafins, governa globalmente todas as forças da criação em benefício dos habitantes da Terra. Representa o poder da abundância e a supremacia. Reúne nas mãos o esplendor das sete estrelas. Seu número é 314, o mesmo da divindade Shaddai

Invocação ao Príncipe Metatron:

Anjo Metatron, luz de todos os Serafins,
Com vossa sublime proteção primordial,
Ajudai-nos à quietude de nossos espíritos,
Para dar-nos forças de continuar e vencer,
Sempre em nome da verdade,
Iluminai-me sempre em todos os meus caminhos.

Anjo Metatron, que usai vossa luz divina, dai-me sorte,
Mantende-me sempre confiante e com fé em meus ideais.
Eu estarei a vosso serviço,
Pois sou digno de vossa proteção.

Anjo Metatron, livrai-me de todas as impurezas
Que possam me prejudicar.
Peço-vos que meus sentimentos sejam sempre elevados e exaltados!
Príncipe do mundo,
Eu vos saúdo,
Para que eu tenha uma existência tranqüila,
E que minha vida, seja assim designada,
Para trabalhar repleta de amor.
Amém.

Querubins

Plural de querubim são seres angelicais do reino celestial. Eles são sempre associados com a santidade de Deus. Quando Adão pecou, Deus colocou querubins na entrada do Jardim do Éden para guardar o caminho para a Árvore da Vida. Eles representam o justo governo de Deus, e são executores da justiça de Deus e dos seus santos julgamentos. Os Querubins são revelados por Ezequiel no capítulo 1:5-10 como quatro seres viventes, cada um tendo 4 diferentes faces, a face de um homem, leão , boi, e águia.

Raziel: Príncipe dos Querubins

Do hebraico, quer dizer segredo de Deus

O Príncipe Raziel é o anjo dos mistérios. Reside em Chochmak, o império das idéias puras. É o príncipe do conhecimento e guardião da originalidade.

Invocação ao Príncipe Raziel:

Eu vos saúdo, Príncipe Raziel,
Guardião da criatividade e das idéias puras,
Príncipe dos Querubins,
Dai-me a força para trabalhar,
Revelar a verdade e encorajar a todos,
Com meus sentimentos mais exaltados de bondade.


Fazei-me um vínculo para as experiências angelicais! 
Quero viver com muito amor, coragem e sabedoria.
Que isto seja uma constante, na Grande Ordem Celeste!
Iluminai-me para continuar digno e forte, para prestar vossos serviços de pureza.
Dai-me sua proteção.
Viva sua Luz!
Amém.

Tronos ou Ofanins

Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei (Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação .

Tsaphkiel: Príncipe dos Tronos

Do hebraico, quer dizer anjo da noite

Tsaphkiel (Uriel), Príncipe dos Tronos é associado com a Terra. Simboliza as forças criativas em ação. Ajuda-nos a contemplar o futuro

Invocação ao Príncipe Tsaphkiel:

Tsaphkiel, Príncipe dos Tronos e chefe dos espíritos soberanos,
Que estais a serviço das forças do mundo,
Divina força cósmica que Tsaphkiel e seus Tronos constituem,
A estrutura da verdade, graça e benefício.
Permiti Senhor, que me ajude a aprimorar cada vez mais a minha existência;
Permiti que eu tenha paciência na compreensão das Leis Kármicas,
E iluminai-me com sua Sabedoria.
Ajudai-me a ser fiel à minha verdade,
E que meu presente seja agradável, fácil e propício,
Para todas as realizações espirituais e materiais.
Amém.

Dominações

As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kuriotes, que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.

São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.

Tsadkiel: Príncipe dos Dominações

Do hebraico, quer dizer fogo de Deus

Tsadkiel, Príncipe das Dominações, auxilia nas emergências e processos de todas as naturezas que implicam em julgamento. É o príncipe da profecia e da inspiração, ligado às artes e ao ensino. Traz idéias transformadoras, para concretizar as metas das pessoas fracas e desanimadas. Ele carrega um pergaminho.

Invocação ao Príncipe Tsadkiel:

Tsadkiel, Elohin Divino, da graça que organiza as forças do mundo,
Para melhor fluir com toda vossa capacidade de energia.
Em vossa eterna regência vinde a mim,
Para abençoar-me com a verdade, a tolerância,
E capacidade de distinguir, avaliar e discernir.

Amado Príncipe Tsadkiel,
Peço gentilmente a vossa clemência, para todas as pessoas de bem.
Nunca me deixai frágil contra meus inimigos,
E que eu possa suportar tudo com dignidade.
Senhor Tsadkiel, bondade, justiça e sublimação,
Que as regras da positivação,
Abençoem meus projetos, agora e sempre.
Amém.

Virtudes

As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.

Orientam as pessoas sobre sua missão. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opões ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, freqüentemente na forma de milagres. São sempre associados com os heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.

Raphael: Príncipe das Virtudes

Do hebraico, quer dizer rapha, curar

Raphael é o Príncipe das Virtudes, auxiliador dos trabalhos de cura, porta um frasco dourado e bálsamo. Traz uma espada ou flecha afiada. Ele é a medicina de Deus. Raphael deverá remediar os males da humanidade. Será ele quem conduzirá a nova geração para o ano 2.000. Anjo representado com um bastão, é o conservador fiel dos segredos do Templo e intermediário do casamento legítimo.

Invocação ao Príncipe Raphael:

Raphael, Senhor que iluminais meu consciente!
Refletor da verdade de todo universo,
Iluminai minha vida com um pequeno raio de sol,
Proveniente da sua enorme chama de luz,
Fazei de mim um portador de vossa santidade,
Transmiti a mim, a segurança para curar todos os males
Materiais ou espirituais, conscientes ou inconscientes.

Dai-me humildade e sabedoria,
Para ajudar a todos que precisam ou sofrem,
Guardai-me contra o orgulho ou a arrogância.
Ó Príncipe Raphael,
Fazei-me vossa inspiração,
Tornando assim, meu espírito elevado e exaltado,
Acima de todas as coisas.

Livrai-me contra a ignorância ou mediocridade,
Não permitais que os injustos vençam os justos.
Fazei-me operar vossa vontade,
Sempre de acordo com a consciência e elo com Deus.
Ó Príncipe Raphael eu agradeço
Por atender aos meus apelos,
Sempre pela vitória da luz.
Salve, ó Príncipe Raphael.
Amém.

Potestades

As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.

Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nome.

Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.

Arcanjo

O nome de arcanjo vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo, ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor, classe de seres mencionada também no Apocalipse.

Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.

Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria. A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.

Miguel (Michael) principe dos arcanjos

(do hebraico - Mikha'El, quem é como Deus)

Mikael ou Miguel, é o Príncipe dos arcanjos. Seu nome é um grito de batalha, invocado para coragem, defesa forte e protecção divina. Miguel é armado de escudo e espada. É destruidor de ídolos. Disputou com Satã o corpo de Moisés. É o anjo que proclama a Unidade de Deus. Todo primeiro domingo de cada mês às 10:00 horas da manhã, o arcanjo Miguel está mais próximo de nós, na Terra.

O Anjo: Este anjo ajuda a viajar em segurança. Influencia os empresários, a alta sociedade e faz descobrir as conspirações e desordens da vida política ou social.

Ligação com o Mestre Ascensionado: Hilarion. Foi o apóstolo Paulo, em uma das encarnações. Protege as artes, as pessoas com sensibilidade para cura, matemáticos, cientistas e especialistas em computadores.

Personalidade: as pessoas cujos anjos fazem parte desta categoria são críticas e um pouco introspectivas pela necessidade em analisar tudo mentalmente. Práticas organizadas, têm grande poder de observação. São pouco expansivas, mas quando mostram-se carinhosas, são delicadas e gentis, adorando fazer surpresas. Analisam os fenómenos místicos estudando e pesquisando em várias fontes para tirar suas próprias conclusões. Seu lema é "ver para crer". Para viverem tranquilas, necessitam de um lugar calmo e sem complicações. Em nome de sua paz de espírito e privacidade, são capazes de sacrificar tudo o que já conseguiram, afastando-se para começar de novo. Inteligência aguda, voltada para a realidade concreta, têm tendência à solidão, mas gostam de companhia, desde que não sejam incomodadas em suas coisas íntimas ou em sua privacidade. Suas decisões são acertadas e construtivas.

Influência: Quem nasce sob esta influência será conhecedor de técnicas e meios para manter as grandes empresas, distinguindo-se por sua grande diplomacia. Terá protecção intensa de seu anjo guardião, sendo digno, elevado, inspirado e incorruptível. Poderá ser confidente de cidadãos de alto prestígio social, económico ou político e colaborar fielmente com qualquer pessoa que tenha por objectivo melhorar a sociedade. Será popular, querido das pessoas mais humildes e atacará as pessoas maldosas e tratantes. Sua mensagem é sempre de optimismo e fé, irradiando sua energia cósmica em confiança, inspiração e criatividade. Deverá ter cuidado em resolver tudo sem presunção, atendendo sempre ao bom senso. Sua condição de vida será sempre benéfica, pois é grande o brilho e a intensidade de sua luz.

Sentimentalmente: devido à sua sensibilidade, não é fácil conquistá-los. Embora profundamente românticos, não iniciam qualquer relacionamento sem antes analisar claramente os prós e contras. Detestam cenas de ciúmes e se estas acontecerem, terão a certeza de que escolheram a pessoa errada. Preferem relacionar-se com pessoas mais velhas, pois estas oferecem uma vida calma, com modos gentis e corteses. Não estão interessados apenas na beleza física, dando maior importância à beleza interior.

Trabalho: são meticulosos, pacientes e precisos; qualidades positivas para a vida profissional. Não possuem sede de poder e se são chefes, dividem tanto as obrigações quanto os salários de forma justa. Têm facilidade de expressão e habilidade com as mãos. Gostam de exercer suas atividades em associação com pessoas da família. São económicos, mas não avarentos. Dispensam o luxo e não gostam de exibicionismo.

Ambiente: para ancorar em sua casa, um anjo da qualidade Virtude necessita da presença de metais, objectos sacros e antigos; aromas ou perfumes no ar. Geralmente as pessoas que estão incluídas nesta categoria, usam muitas pulseiras, colares, brincos e pingentes, que serviriam de proteção, uma espécie de pára-raios.

Profissionalmente: Poderá fazer sucesso como político, diplomata, professor, tradutor, empresário, trabalhando com pessoas ligadas a espectáculos, festas e cerimónias

Invocação ao Príncipe Mikael:

Mikael, que trabalhais para o resplendor da verdade.
Que vossa protecção permaneça comigo,
Eu a receberei como um privilégio, sempre respeitando.
Permiti que eu caminhe sempre com dignidade.
Afastai de mim as ideias perversas,
Fazei de mim um amigo que saiba discernir, compreender e nunca julgar.

Ajudai-me contra meus inimigos
Materiais e espirituais, conscientes ou inconscientes e os expulse,
Pois a verdade é vosso signo.
Permiti que minha intuição,
seja como vossa espada para dar-me protecção.
Afastai de mim as pessoas que querem me induzir ao erro.
Meu coração está ligado ao vosso coração e energia,
Que é a minha verdade.
Fazei de mim, um mensageiro fiel da suprema verdade.
Salve adorado Príncipe Mikael.
Amém

Anjos

Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição Merkabah. Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos). São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza.

Gabriel: Príncipe dos Anjos

Do hebraico, quer dizer Gebher, mensageiro (contou à mãe de Jesus que seu ventre era bendito), Gabriel - A humanidade de Deus

O profeta Daniel, viu o príncipe caminhando sobre as águas celestes, que temperam os ardores da serpente ígnea. É o anjo da esperança. No Alcorão, ele aparece como o anjo de guarda do profeta Maomé.

Invocação ao Príncipe Gabriel:

Gabriel, Príncipe e Senhor da visão do mundo.
Fazei com que todos os sentidos do meu organismo,
Sejam sempre um espelho da lei Universal de Deus.
Intercedei através de meu anjo guardião,
Que meu pedido dirija-se ao astral,
Da mesma força que fizestes a anunciação para Nossa Senhora.

Gabriel, Príncipe Divino, eu vos saúdo.
Transmutador da natureza,
Fazei com que meu corpo e espírito,
Acumulem a luz de vossa sabedoria.
Fazei-me um ser invisível,
Contra todos meus inimigos, violência ou perigo.

Príncipe Gabriel,
Fazei com que vossas forças,
Dissolvam os plasmas negativos do meu corpo
E da minha família, por luzes cristalinas.
Transmutai todo ódio em amor elevado,
Fazei de mim um intérprete das vossas intenções.
Salve, ó amado Príncipe Gabriel.
Amém.

Fonte:
http://networkedblogs.com/oOYbT