quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como são os meus amigos? Assim... E os seus?


‎"Meus amigos são todos assim: 
metade loucura... outra metade santidade...

Escolho-os não pela cor da pele, 
mas pela pupila dos olhos... 
que têm que ter 
brilho questionador e tonalidade inquietante. 

Escolho meus amigos 
pela cara lavada e pela alma exposta. 

Não quero só o ombro ou o colo, 
quero também sua maior alegria. 

Amigo que não ri junto, 
não sabe sofrer junto. 

Meus amigos são todos assim: 
metade bobeira... metade seriedade... 

Não quero risos previsíveis, 
nem choros piedosos. 

Quero amigos sérios, 
daqueles que fazem da realidade 
sua fonte de aprendizagem, 
mas lutam para que a fantasia não desapareça. 

Não quero amigos adultos, 
nem chatos. 

Quero-os metade infância 
e outra metade velhice. 

Crianças, 
para que não esqueçam 
o valor do vento no rosto... 
e velhos, 
para que nunca tenham pressa de nada... 

Tenho amigos para saber quem eu sou, 
pois vendo-os loucos e santos, 
bobos e sérios, 
crianças e velhos, 
nunca me esquecerei 
de que a normalidade 
é uma ilusão imbecil e estéril."

Fernando Pessoa