quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tabela de Vitaminas e Sais Minerais





Tabela de Sais Minerais
Sal mineralFunçãoSua presença possibilitaFontes
CálcioAtua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismoContração de músculos; absorção e secreção intestinal; liberação de hormôniosQueijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju
CobaltoAge junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas Produção de glóbulos vermelhos e formação da mielinaEstá contido na vitamina B12 e no tomate
FósforoAtua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismoPrevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetesCarnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais
FerroIndispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismoTratamento de anemia e cólicas menstruaisFígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona
IodoFaz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidosAlívio de dores nos seios; redução de risco de câncer de mamaAgrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais
CloroConstitui os sucos gástricos e pancreáticosÉ difícil haver carência e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo
PotássioAtua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as célulasAumento da atividade dos rins; armazenamento de carboidratos; manutenção da pressão arterialAzeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral
MagnésioAtua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscularContração e relaxamento muscular; transporte de O2Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel
ManganêsImportante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1 Desenvolvimento de recém-nascidos; coagulação do sangue; cicatrização de feridasCereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho
SilícioAge na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo Prevenção de problemas cardíacos; redução da queda de cabelo; tratamento de unhas quebradiças; aumento da elasticidade da peleAmora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola
FlúorForma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisiaPrevenção de cáries dentárias e osteoporoseAgrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral
CobreAge na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) Desenvolvimento de ossos e tendões; redução da dor em caso de artriteCenteio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre
SódioImpede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüíneaAlívio de dores e cãibras musculares; auxílio no processo digestivoTodos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia
EnxofreFacilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas Produção de colágeno; manutenção de pele, unhas e cabelo saudáveisNozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja, abacaxi
ZincoAtua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratosCrescimento e desenvolvimento sexual; formação de insulina; alívio de alergias; estímulo para formação de anticorposCarnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas, nozes
Fonte: Enciclopédia Conhecer 2000, Nova Cultural, 1995





Vitamina
Função
Sua..presença possibilita
Fontes
A
Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos
Fortalecimento de dentes, unhas e cabelos; prevenção de doenças respiratórias
Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora
B1 ou tiamina
Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal
Alívio de dores musculares e cólicas da menstruação; pele saudável
Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo
B2 ou riboflavina
Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular
Benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular; bom estado da pele, unhas, cabelos e mucosas
Fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela
B6 ou piridoxina
Permite a assimilação das proteínas e das gorduras
Melhora de sintomas da tensão pré-menstrual; prevenção de doenças nervosas e de afecções da pele
Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana
B12 ou cobalamina
Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico
Melhora na concentração e memória; alívio da irritabilidade
Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia
C ou ácido ascórbico
Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos
Produção de colágeno; redução do efeito de substâncias que causam alergia; previne o resfriado
Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre
D
fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam
Prevenção da osteoporose
Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raios de sol
E
Antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade
Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas 
Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo
H ou biotina
Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos
Prevenção da calvície; alívio de dores musculares e do eczema e dermatite
Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim
K
Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue
Formação de determinadas proteínas
Fígado, verduras, ovo
Ácido fólico
Atua na formação dos glóbulos vermelhos
Prevenção de defeitos congênitos graves na gravidez; prevenção do câncer
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão
B3, PP ou niacina (ácido nicotínico)
Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos
Produção de hormônios sexuais; auxílio no processo digestivo
Lêvedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais
B5 ou Ácido pantotênico
Auxilia o metabolismo em geral
Prevenção da fadiga; produção do colesterol, gorduras e glóbulos vermelhos
Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral, batata
Ácido paramino-benzóico
Estimula o crescimento dos cabelos
 Além do crescimento, manutenção da cor e suavidade dos cabelos
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras
B7 ou Colina
Auxilia no crescimento
Diminuição do excesso de gordura no fígado; produção de hormônios
Gema de ovo, soja, miolo, fígado, rim
Inositol
Age no metabolismo do colesterol
Auxílio na remoção de gorduras e redução de colesterol no sangue
Existe em todas as células animais e vegetais
Fonte: Enciclopédia Conhecer 2000, Nova Cultural, 1995



A
Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos
Fortalecimento de dentes, unhas e cabelos; prevenção de doenças respiratórias
Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora

B1 ou tiamina
Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal
Alívio de dores musculares e cólicas da menstruação; pele saudável
Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo

B2 ou riboflavina
Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular
Benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular; bom estado da pele, unhas, cabelos e mucosas
Fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela

B6 ou piridoxina
Permite a assimilação das proteínas e das gorduras
Melhora de sintomas da tensão pré-menstrual; prevenção de doenças nervosas e de afecções da pele
Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana

B12 ou cobalamina
Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico
Melhora na concentração e memória; alívio da irritabilidade
Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia

C ou ácido ascórbico
Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos
Produção de colágeno; redução do efeito de substâncias que causam alergia; previne o resfriado
Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre

D
fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam
Prevenção da osteoporose
Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raios de sol

E
Antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade
Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas 
Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo

H ou biotina
Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos
Prevenção da calvície; alívio de dores musculares e do eczema e dermatite
Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim

K
Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue
Formação de determinadas proteínas
Fígado, verduras, ovo

Ácido fólico
Atua na formação dos glóbulos vermelhos
Prevenção de defeitos congênitos graves na gravidez; prevenção do câncer
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão

B3, PP ou niacina (ácido nicotínico)
Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos
Produção de hormônios sexuais; auxílio no processo digestivo
Lêvedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais

B5 ou Ácido pantotênico
Auxilia o metabolismo em geral
Prevenção da fadiga; produção do colesterol, gorduras e glóbulos vermelhos
Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral, batata

Ácido paramino-benzóico
Estimula o crescimento dos cabelos
Além do crescimento, manutenção da cor e suavidade dos cabelos
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras

B7 ou Colina
Auxilia no crescimento
Diminuição do excesso de gordura no fígado; produção de hormônios
Gema de ovo, soja, miolo, fígado, rim

Inositol
Age no metabolismo do colesterol
Auxílio na remoção de gorduras e redução de colesterol no sangue

Existe em todas as células animais e vegetais








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