terça-feira, 6 de março de 2012

Apego x Desapego


Os apegos são os anexos. Quanto mais anexos em um e-mail, mais peso.

Os anexos surgem com a palavra 'meu'.

Tornar-se desapegado é considerar que nada disso me pertence.

Acabar com a consciência de meu é acabar com todas as escravidões.

Considere-se apenas um tutor de tudo que lhe é dado em confiança.

Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego.

Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia.

Desapego é um estado que vem da força e da paz interior.

Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego.

O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim.

Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente.

Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais.

Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados.

Desapego co-existe com autocontrole, autodisciplina, e uma mente focada.

Desapego traz tal tranquilidade que circunstâncias externas não conseguem mais me perturbar.

Nem tudo acontece conforme o planejado.

Planos às vezes não funcionam.

Pessoas não agem como o esperado.

Tudo isso pode afetar meu espírito e enfraquecer minha motivação e fé.

Mas um estado emocional e mental desapegado me previne disso.

A pessoa que tem desapego não fica afetada diante dos obstáculos.

Ela continuará tentando a superação sempre.

Amar sem possuir, envolver-se sem depender.

O desapego abandona os rótulos e respeita a sinfonia das personalidades ao redor.

Elas revelam as riquezas da vida, desimpedidas dos nossos próprios desejos.

Desapego é como o sol que ilumina mas não domina as qualidades de cada um. À distância ele tenta libertar os conflitos da diversidade, mas permanece livre do efeito do resultado.

Brahma Kumaris