sexta-feira, 16 de março de 2012

Saúde: Alimentação Colorida


Fazer uma alimentação colorida é fazer uma dieta equilibrada. Quanto mais variedade de cor existir na sua ementa, mais vitaminas, minerais e nutrientes terá, fazendo assim a suaalimentação mais saudável e completa. Cada cor significa benefícios específicos e nutrientes específicos em cada alimento. Tal como acontece em relação às frutas, todos os outros alimentos têm na sua cor a sua composição.

Alimentos vermelhos

Os alimentos de cor vermelha tais como: tomate, melancia, morangos, cereja, framboesa, são alimentos ricos em licopeno, substância que atua como antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livre. Previnem o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e pulmonares e estimulam a circulação sanguínea.

Alimentos verdes

Alimentos verdes como couve, brócolos, espinafre, salsa, pimento, kiwi, são alimentos ricos em clorofila e Vitaminas A. Ajudam na desintoxicaçãodo organismo, inibem os radicais livres e têm um efeito anti-cancerígeno. Os alimentos de cor verde são ricos em água e de fácil digestão, portanto, excelentes para o aparelho digestivo, além de atuarem também em todo o organismo e cérebro.

Alimentos laranja/amarelo

Esta cor encontra-se em alimentos como, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, damasco, abacaxi. Estes alimentos são ricos em Vitaminas C e B, beta-caroteno e ácido clorogénico. São excelente anti-oxidantes e previnem danos na pele. Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e ajudam a manter o sistema nervoso saudável. São alimentos que ajudam na cicatrização, melhoram o sistema digestivo devido à enzima bromelina que auxilia na digestão. Estas frutas são também ricas em fibras e melhoram a flora intestinal.

Alimentos brancos

Os alimentos brancos tais como: alho, cebola, pêra, aipo, couve-flor, batata e banana são excelentes fontes de cálcio necessário para a formação de ossos e dentes e para o bom funcionamento do sistema imunológico e nervoso e pressão arterial. Estes alimentos são também ricos em potássio, importante na fadiga muscular e equilíbrio do organismo. A cebola e alimentos da mesma família têm propriedades antitumorais.

Alimentos roxos

A cor roxa encontra-se em alimentos como a couve-roxa, ameixa, uva, amora, figo, beringela e beterraba. Estes alimentos contêm ácido elágico, uma substância que retarda o envelhecimento e neutraliza as células cancerígenas, melhorando o sistema imunológico. Transformam carboidratos em energia e retardam o aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer. São ainda ricos em vitamina B1 essencial na transformação dos carboidratos em energia. Melhoram ainda a disposição mental.

Alimentos castanhos

Nozes, aveia, castanhas e cereais integrais são alimentos de cor castanha. Estes alimentos são ricos em vitaminas B e E e fibras. A quantidade de fibras presente nos cereais é muito importante para o funcionamento intestinal, controlar diabetes e colesterol. A vitamina E têm funções anticoagulantes e antioxidantes. Estes alimentos são excelentes na prevenção da depressão e ansiedade e ainda na prevenção de doenças cardiovasculares.

As razões para manter uma alimentação colorida são muitas. Se quer emagrecer e viver de forma saudável, precisa ter uma dieta equilibrada. Aquilo que come reflete-se em si, no seu organismo e no seu aspeto exterior. Mantenha uma alimentação balanceada e viva de forma saudável.