sexta-feira, 11 de maio de 2012

Receita de Leite Condensado Vegano


O leite é um produto fresco oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vaca sadia.

O leite de vaca é constituído por aproximadamente 87 % de água, 3,6% de gordura, 3,6 % de proteína, 4,6% de lactose e 0,7 % de minerais.

O leite de vaca é muito mais rico em proteína e sais minerais que o leite humano, porém é deficiente em ácidos graxos essenciais, quando comparado ao leite materno, por isso não há necessidade de complementação antes do sexto mês de vida.

O leite de vaca simples não é recomendado para consumo humano devido a baixos valores nutricionais, além disso, o cálcio do leite de vaca não é tão bem absorvido quanto o cálcio dos vegetais no nosso organismo. 

Os vegetais verdes escuros e castanhas são boas fontes de cálcio, apresentando biodisponibilidade melhor que a do próprio leite.

Indivíduos vegetarianos, que consomem altas quantidades de vegetais e frutas têm um adequado equilíbrio ácido-básico do organismo, apresentando menor predisposição ao risco de osteoporose. 

Outras fontes importantes de cálcio são os peixes, que além de serem ricos em cálcio ajudam na ingestão de ácidos graxos poliinsaturados e são pobres em colesterol, podendo substituir a carne vermelha, que aumenta a excreção de cálcio pelo organismo.

Uma dica importante seria a troca do leite de vaca por leite de soja enriquecido com cálcio (atenção: avaliar se o indivíduo apresenta alergia à soja), pois apresenta mais aminoácidos como arginina, alanina, ácido aspártico e glicina. Estes contribuem para a diminuição do risco de cânceres, aumentam a resistência do sistema imune, auxiliam no metabolismo dos açúcares, funcionam como antioxidante e ajudam no bom funcionamento do cérebro e metabolismo muscular.

Aqui vai uma deliciosa receita para sobremesa sem leite de vaca:

Leite condensado vegano

Ingredientes:

1 xícara de leite de soja
½ xícara de água
½ colher de sopa de ghee (ou manteiga clarificada)
½ colher de margarina vegetal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de essência de baunilha

Preparação:

Junte todos os ingredientes no liquidificador, misturando bem.
Guarde em potes bem fechados no refrigerador.

Dica: 

Use como substituto do leite condensado. Por exemplo, na salada de frutas, caldas doces, bolos e tortas e bom apetite!

Autoria: Thaís A. Gea Horta 
Revisão e alterações: Cássia Motta Milord
Fonte:
clinica do ser