sábado, 5 de maio de 2012

Super Lua Cheia em seu Perigeu / Festival de Wesak


A Lua Cheia tem uma reputação de criar problemas. Ela levanta as marés altas, faz os cães e lobos uivarem, ela nos acorda no meio da noite com os seus raios de luar iluminando através das cortinas. Se um raio de lua acordar voce na noite de 05 de maio de 2012, você pode querer sair da cama e dar uma olhada nela. A Lua cheia em maio deste ano é a "Super Lua", que estará 14% maior e 30% mais brilhante do que outras luas cheias em todo o ano de 2012. (N.T. Esta Super Lua Cheia também marca a tradicional celebração do Festival de Wesak para os budistas em todo o planeta).

O termo científico para o fenômeno é "perigeu da lua". Luas cheias variam de tamanho por causa da forma oval da órbita da lua ao redor da Terra. A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um lado ("perigeu") cerca de 50,000 km mais perto da Terra do que o outro ("apogeu"). Luas cheias que ocorrem no lado perigeu da órbita da Lua parecem extra grande e mais brilhante.

Tal é o caso em 05 de maio às 11:34 pm Horário de Verão Oriental (hemisfério norte), quando a Lua atinge o seu perigeu. Apenas um minuto depois, a Lua se alinha com a Terra e o sol para se tornar brilhantemente cheia. Esse é o momento quase perfeito da noite.

A Lua esta 14% maior do que o habitual, mas você pode realmente perceber a diferença? É complicado. Não há governantes que flutuam no céu para medir diâmetros lunares. Pendurado lá no alto, sem pontos de referência para fornecer uma noção de escala, uma Lua Cheia pode parecer como qualquer outra Lua Cheia. A melhor época para se observar é quando a Lua está perto do horizonte. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos ou psicólogos, a Lua baixa e pendurada no horizonte se parece anormalmente maior quando cruza através das árvores, edifícios e outros objetos em primeiro plano. Em 5 de maio, esta ilusão da lua vai ampliar a Lua cheia que estará extra-grande, para começar. O orbe inchado nascendo no leste ao pôr do sol deve parecer super, realmente.

Perigeu é o ponto em órbita elíptica da Lua mais próxima da Terra. 

O Folclore sustenta que todos os tipos de coisas loucas acontecem sob a luz da lua cheia. Supostamente, o aumento de internações hospitalares, a taxa de criminalidade dispara para cima, e as pessoas se comportam de forma estranha. A idéia de que a Lua cheia provoca transtornos mentais foi difundida na Idade Média. Mesmo a palavra "loucura", que significa "insanidade", vem da palavra latina para "Lua".

A maioria dos estudos modernos, no entanto, não mostram nenhuma correlação entre a fase da Lua e o aumento da incidência de crimes, doenças, ou do mau comportamento humano. A verdade é que a Lua é menos influente do que o folclore nos quer fazer crer.

É verdade que o perigeu de uma lua cheia traz consigo marés extra-altas, mas de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA, isto não é nada grave para se preocupar. Na maioria dos lugares, a gravidade lunar no perigeu puxa as águas da maré poucos centímetros (uma polegada ou quase assim) mais elevados do que o habitual. A geografia local pode amplificar o efeito em cerca de 15 centímetros (seis polegadas) - o que não é exatamente uma grande inundação.

As Super Luas nos perigeus são realmente bastante comuns. A Lua torna-se completa dentro de algumas horas de sua maior aproximação à Terra, em cerca de uma vez por ano em média. A última vez ocorreu em 19 de março de 2011, produzindo uma lua cheia que estava quase 400 km mais perto da Terra. 

Como de costume, nenhum problema foi relatado - a menos que você conte um despertar à meia-noite por causa da luz da Lua Cheia como um problema. Se assim for, feche as cortinas em 05 de maio. Caso contrário, aproveite a luz do super luar da Lua Cheia.

Autor: Dr. Tony Phillips | Produção editor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA

Fonte: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2012/02may_supermoon/
Tradução: Thoth