sábado, 25 de agosto de 2012

Meditação do Coração Por Karunesh


Esta é uma meditação de origem Sufi, cujo principal objetivo é o centramento interior. Ninguém pode existir sem um centro. Mas este centro não tem que ser criado, somente redescoberto.

Nosso centro é a nossa essência, nossa natureza, que nos foi doada por Deus. Aliás, essa essência, segundo o Sufismo, é parte de Deus.

A personalidade é a circunferência, aquilo que é cultivado pela sociedade, que não é dada por Deus. É dada pela educação social, não pela natureza. Estar na periferia desta roda da fortuna não nos dá condições de atuar na direção do movimento.

Encontrar o centro significa entrar em contato com o eixo, a possibilidade real de dar direção, além da serenidade e a paz que lá se encontram. E, neste espaço, o relaxamento e a lucidez acontecem de forma natural. Surge então um caminhar com foco, um futuro consciente, uma possibilidade chegada vitoriosa – a superação da dispersão, da confusão gerada pela distância do centro, da nossa essência.

A filosofia Sufi, de origem greco-persa, mas muito difundida na Índia, acredita que somos todos partes do Divino e que encarnamos para trabalhar a nossa evolução e consciência cósmica para reconexão com ele.

Na Meditação do Coração, o foco está em concentrarmos todo o trabalho de respiração, centramento, relaxamento, flexibilidade, reorganização celular e alinhamento dos chacras, a partir da força do coração e amor incondicional.

Trata-se de uma técnica de meditação ativa, realizada com estímulos sonoros através de uma musicalidade que tem uma sintonia absoluta com os ritmos do coração puro.

Nesta meditação não tem como o praticante perder o ritmo ou a concentração, pois os estímulos musicais têm como principal objetivo ancorar o estado de alerta.

Sua musicalidade é a original de muitos séculos atrás, época de sua criação, e contém todo um portal de atração divina (magnetismo – sintonia) para a energia do amor incondicional.

1º a 4º ESTÁGIOS – Trabalhando as 4 direções - cerca de 30 minutos

Aqui serão trabalhados vários objetivos terapêuticos como:

- A desintoxicação e alcalinização do sangue através do foco na expiração 

Cada movimento das direções será acompanhado por uma expiração (eliminação do gás carbônico) ruidosa feita pela boca. A intensidade e amplitude da inspiração (oxigenação = vitalização do cérebro e células) será automática e uma consequência natural desta intensa expiração.

- Respiração e oxigenação 

Essa desintoxicação energética e sangüínea irá provocar um estado alterado de consciência, que é a frequência cerebral de 8-12 ciclos/seg., conhecido como estado Alfa. Nessas condições, já adentramos ao estado meditativo, quando a lucidez, a serenidade, o bem-estar e o "estado de alerta" começam a serem percebidos.

- Chacra da ação e do trabalho 

Localizado nos ombros, cada movimento das direções será realizado com ação e uso do braço e ombro correspondente, esticando-o para a frente, na altura do coração, apontando a direção correspondente a cada estágio.

- Sentido de Norte = Foco  

Apesar de nos movimentarmos nas 4 direções, jamais deveremos perder o ponto onde está localizado o nosso objetivo ou foco, que é a reconexão com o nosso centro e o Divino. O termômetro desta conexão é a paz interna.

- Concentração  

Ao seguirmos as sequências direcionais propostas dos movimentos, é fundamental que estejamos presentes e alertas. Caso não estejamos, logo se perceberá pela perda de ritmo, principalmente quando fazemos esta meditação em grupo.

- Centrar todas as nossas energias no coração  

Todo movimento ou respiração, só deverá ser realizado após trazermos toda a energia que nos cerca e que está dentro de nós (nos chacras mais básicos) para o coração. É algo como filtrar tudo pelo coração e na saída do filtro só encontrarmos o amor incondicional.

- Flexibilidade 

Todos os movimentos corporais devem acompanhar esta conexão com o coração e o amor condicional. Assim, ao longo dos estágios, haverá um aumento gradual na beleza dos movimentos corporais, os quais estarão integrados com a leveza e flexibilidade da entrega.

Todos estes aspectos fazem com que esta técnica meditativa seja muito adequada ao ocidente, pois sendo dinâmica e ativa, em seus 4 primeiros estágios provoca uma intensa mobilização de energia, portanto uma limpeza e desintoxicação dos estímulos ao estresse, da inquietude e da hiperatividade física e mental.

Assim, quando o praticante chega ao quinto estágio, torna-se possível a sua entrada na verdadeira prática meditativa, quando o corpo e a mente, respondem muito melhor à imobilidade física, ao relaxamento do corpo e da mente.

1º Estágio - 6,5 minutos - Norte/Norte: De pé, confortável. Pernas levemente flexionadas, porém juntas. As duas mãos juntas em concha, palmas voltadas para cima, na altura do chacra raiz. Elevar as mãos juntas até o coração, trazendo a energia dos 3 chacras básicos para limpar, trazer tudo o que for mais denso para filtrar no coração. Na sequência, levar a perna esquerda flexionada e o braço esquerdo esticado para a frente (sentido norte = foco), mantendo o braço esquerdo esticado na altura do coração (enquanto o braço direito fica fletido com a mão sobre o coração). Ao mesmo tempo expirar pela boca emitindo um som forte e alto tipo "Chi".

Voltar as mãos à posição original (as duas mãos juntas em concha, palmas voltadas para cima, na altura do chacra raiz) e repetir os mesmos movimentos, agora com a perna e o braço direito.

Não esqueça de: 

a) manter o corpo flexível e relaxado, 
b) criar um ponto de foco na parede (um quadro, um objeto, uma mancha, enfim, algo que represente o seu objetivo mais profundo) que será considerado como o seu norte e para o qual você sempre deverá estar olhando (enxergando), e 
c) que as palmas das mãos (sempre na forma de concha = captação) serão antenas que irão sintonizar as energias do universo, que serão recebidas e transmutadas no coração.

2º Estágio - 6,5 minutos - Oeste/Leste: Nesse estágio, toda a seqüência de movimentos e respiração será repetida, porém a direção Norte/Norte será substituída pelo Oeste/Leste. Assim, a perna e o braço esquerdo serão movimentados para a lateral esquerda do corpo e depois para a lateral direita do corpo.

Não esqueça de: apesar de estar realizando movimentos nas direções oeste/leste, sempre seus olhos deverão passar pelo seu ponto norte no momento em que muda de direção. Ele é o seu foco, seu ponto de centramento. Ou seja, não importa o que façamos (levar filhos na escola, pagar contas, etc., o foco não pode se perder ou estar ausente).

3º Estágio - 6,5 minutos - Sul/Sul: Nesse estágio, toda a sequência de movimentos e respiração será repetida, porém a direção Oeste/Leste será substituída pelo Sul/Sul. Assim, a perna e o braço esquerdo serão movimentados para a traseira do corpo, fazendo um ângulo de 180º. O mesmo deverá ser feito com a perna e braço direito.

Não esqueça de: apesar de estar realizando movimentos nas direções sul/sul, sempre seus olhos deverão passar pelo seu ponto norte. Ele é o seu foco, seu ponto de centramento.

4º Estágio - 8 minutos - Norte/Norte, Oeste/Leste, Sul/Sul: Nesse estágio, toda a sequência de movimentos e respiração será repetida, porém usando todas as direções: Norte/Norte, Oeste/Leste e Sul/Sul.

Não esqueça de: apesar de estar realizando movimentos em todas as direções (norte/norte, oeste/leste e sul/sul), sempre seus olhos deverão passar pelo seu ponto norte. Ele é o seu foco, seu ponto de centramento.

5º Estágio - 6 minutos - Templo Interno: Nesse estágio, sentado em posição fetal, permitir que toda a energia de amor incondicional captada e concentrada no coração seja irradiada por todo o seu Ser. O propósito é ficar dentro de um ovo de pura energia divina, onde o seu chacra do coração é o núcleo desta célula. A música que toca nesse estágio é muito linda, uma verdadeira irradiação de amor cósmico.

6º Estágio - 15 minutos - Sinos Tibetanos: Nesse estágio, ao som de poderosos sinos tibetanos, acontece o momento da real meditação. Procurando estar atento aos sons, permitir que sua vibração sonora construa uma nova harmonia celular. É um momento de muita cura e inspiração.

O cd que acompanha a prática da meditação do coração tem 6 faixas, correspondentes aos 6 estágios desta técnica meditativa e tem duração total de 48 minutos. 

Por Conceição Trucon
Fonte: Stum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...