terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dica para insônia ou dificuldade para dormir


Passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo. 

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado durante o dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. 

Foi pensando nos anjinhos e nos carneirinhos da noite que resolvi escrever algumas dicas de como ter uma boa noite de sono e afastar o pesadelo da insônia. 

Na medicina tradicional chinesa, a insônia abrange vários e diferentes problemas: 
  • a dificuldade de adormecer, 
  • acordar várias vezes durante a noite, 
  • sono inquieto e agitado, 
  • sono perturbado pela a presença de muitos sonhos. 
Apresento alguns pontos de auto massagem (Do-in) para manipular em nosso corpo antes de dormir. 

A quantidade e a qualidade do sono dependem do estado da mente (Shen) que é abrigada no Coração. 

O ponto C7, chamado de Shenmen ou Porta do Coração, localiza-se na prega de flexão anterior do punho como mostra a figura abaixo. 


 A técnica consiste em pressionar o ponto de maneira profunda e contínua com a polpa do polegar (sedação) por até cinco minutos com pequenos intervalos. 

É aconselhável aproveitar este momento de auto massagem antes de dormir para fazer uma pequena meditação. A pessoa pode escolher uma posição confortável, colocar uma música relaxante, acender um incenso e aplicar a auto massagem juntamente com exercícios de respiração. Florais também podem ajudar a ter uma boa noite de sono.