quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eclipse Solar em 03 de novembro de 2013





Em 03 de novembro 2013 acontecerá o Eclipse Solar Híbrido, quando a Lua passará entre a Terra e o Sol, encobrindo a luz solar durante alguns minutos. O percurso do eclipse terá início na costa dos EUA e finalizará na África, principiando como um eclipse parcial e terminando como um eclipse total.

O eclipse será visível ao norte do Oceano Atlântico, Leste da América do Norte, norte da América do Sul, Norte e Nordeste do Brasil, em alguns países ao sul da Europa, Oriente Médio e África, sul da Costa do Marfim, Cabo Verde, Angola, Gana, Guiné-Bissau e Gabão.

No Brasil esse eclipse será parcialmente visível a partir das 06h30 em Roraima, no Amazonas às 06h46, no Amapá às 07h26, no Pará às 07h42, no Ceará e Maranhão às 07h46, na Paraíba, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Tocantins a partir das 07h50. Em cada local o eclipse terá duração de poucos minutos e talvez nem seja percebido pela maioria das pessoas. Nos demais estados o eclipse não será visível.  




Na antiguidade os eclipses solares eram temidos, pois os homens não conseguiam compreender porque o dia se transformava em noite, dando origem a muitos mitos e lendas. Na atualidade, ainda existem alguns fatalistas que gostam de aproveitar essas oportunidades para disseminar pânico e medo. No entanto, hoje sabemos que os eclipses são apenas fenômenos astronômicos que ocorrem poucas vezes durante o ano e duram apenas alguns minutos. Eclipses são fascinantes, porém nada possuem de extraordinário e nem anunciam o fim do mundo.

Astrologicamente, um eclipse apenas marca a eclosão de fatos que já estão latentes, ou seja, o eclipse apenas acelera os acontecimentos e expõe fatos que já estavam na iminência de ocorrer, por isso não nos surpreendem. Longe de serem nefastos, os eclipses geralmente indicam uma movimentação em nossa vida, que pode acontecer através de novos caminhos que escolhemos, de mudanças que nos forçam a sair da comodidade ou descobrimos boas oportunidades. 

Mundialmente os Eclipses Solares costumam focalizar governantes, celebridades ou pessoas de expoência na sociedade, como também movimentos populares que envolvem um grande número de pessoas, isso porque o eclipse influencia principalmente a massa popular. Os regentes do eclipse serão Marte e Plutão que recebem bons aspectos do eclipse, podendo ser interpretado simbolicamente como um convite para entrarmos em contato com a nossa própria vontade e desejos.

Embora possamos ter muitos desejos, nem tudo nos convém. O Eclipse Solar acontecerá juntinho de Saturno, o grande professor do universo, que ensina sobre a necessidade de termos disciplina e responsabilidade para conseguirmos vencer dificuldades e limitações. Também pode significar frustrações pela necessidade de nos adaptarmos às nossas reais condições, mantendo o foco apenas no que seja importante e essencial.

Individualmente as pessoas podem se sentir mais estressadas nos dias que antecedem o eclipse, principalmente aquelas que tenham planetas e ângulos do seu mapa de 6 a 16º dos signos fixos, ou seja, Escorpião, Touro, Aquário e Leão. Quando o eclipse forma aspecto com um planeta no mapa natal e que esteja recebendo influências de outro planeta em transito ou progredido, apenas dará destaque a algo que já estará acontecendo e, portanto, não será surpreendente.

De modo geral, quando o Eclipse Solar ativa positivamente um planeta, ângulo ou o Nodo Norte no mapa natal, pode nos mostrar boas oportunidades que nos motivam para mudanças. Porém, quando o Eclipse Solar toca um planeta, ângulo ou Nodo Sul no mapa natal, por conjunção, quadratura ou oposição, talvez seja o prenúncio de uma mudança forçada por alguma circunstância. A orbe considerada é de até 5º.  

Os assuntos das casas ocupadas pelos planetas tocados pelo Eclipse irão repercutir na casa onde acontecerá o Eclipse e vice versa. Esse Eclipse Solar terá uma duração de 99 minutos, assim pode-se prever que sua vigência perdurará por 99 dias podendo se estender até 29 de abril de 2014. 

Se não formar nenhum aspecto no mapa natal, o efeito do eclipse será menor ou nulo. Mas as energias podem permanecer represadas na casa onde acontece, mantendo-se como um ponto sensível que será acionado quando ocorrer um transito de Marte ou Saturno sobre ele e assim encerrar sua validade. 





Esse Eclipse Solar acontecerá junto à estrela Alpha Crucis, mais conhecida como Acrux ou Estrela de Magalhães. É a estrela mais brilhante da Constelação Crucis ou Cruzeiro do Sul, que aparece em bandeiras de vários países. Na bandeira do Brasil Acrux representa a cidade de São Paulo.

Frequentemente essa estrela tem destaque nos mapas natais de astrólogos, ocultistas, místicos e teosóficos. Tendo a natureza de Júpiter, Acrux é relacionada à justiça, à religião, à beneficiência, à sabedoria, à intuição, bem como às grandes cerimônias, bençãos, ritos, rituais, magias, mistérios e sucesso na investigação de coisas ocultas. Esses são assuntos que poderão estar proeminentes durante a vigência desse eclipse. 

Eclipse Solar Pré-Natal

O Eclipse Solar de 03 de novembro 2013 ocorrerá a 11º de Escorpião, sendo particularmente importante para as pessoas nascidas entre:
03 novembro 1994 a 29 abril 1995, que estão completando 19 anos nos próximos 6 meses
03 novembro 1975 a 29 abril 1976, que estão completando 38 anos nos próximos 6 meses.
Geralmente o Eclipse Solar Pré-Natal, ou seja, o eclipse ocorrido antes do nascimento, é encontrado junto aos Nodos Lunares no mapa natal. Quando ocorre um novo eclipse sobre esse ponto,  marca uma fase de mudanças de vida ou surgimento de novos caminhos que mudam o curso de nossa história. Isso geralmente acontece a cada 19 anos. A ideia é de mudanças e desenvolvimento pessoal. 
Pode ocorrer mudança de residência, de cidade ou de país, exigindo assim uma adaptação a um novo cenário.
Pode acontecer ingresso numa universidade ou encontrar alguém que lhe conduz a um novo caminho, a novos interesses, a um novo modo de vida ou forma de pensar.
Pode surgir um novo relacionamento, um casamento ou o nascimento de um filho que leva a uma mudança de vida, de residência, de cidade ou de parâmetros.
Pode ser o início de uma carreira, profissão ou novo trabalho que traz novos conhecimentos ou leva a outros patamares.
Pode ocorrer um divórcio, separação ou viuvez que leva à mudança de casa ou descoberta de novos interesses através de pessoas que entram em sua vida.
Pode acontecer o contato com grupos que trazem uma nova visão ou filosofia de vida e, em consequência, promove mudanças em sua vida. 

Eclipse nas casas do mapa natal

Também é importante pesquisar onde o eclipse recai no mapa natal (11º de Escorpião), pois o eclipse focalizará e tornará proeminente os assuntos da casa onde acontece, ativando a necessidade de preencher ou tratar desses assuntos. É importante lembrar que cada casa também encerra os assuntos derivados de outras casas. (Vide casas derivadas)  Se o eclipse ocorrer na:
casa 1: mostra a necessidade de cuidarmos de nossa saúde, aparência e desenvolvimento pessoal.
casa 2: mostra a necessidade de cuidarmos mais de nossa segurança, bens e dinheiro, controlar gastos ou talvez desenvolver meios para obter recursos.
casa 3: mostra a necessidade de buscarmos informações,  cuidarmos dos nossos meios de comunicação e transporte,  fazermos contatos ou melhorarmos o  relacionamento com irmãos, vizinhos e parentes mais próximos.
casa 4: mostra a necessidade de cuidarmos de nossa privacidade, do nosso ambiente doméstico, imóveis, de pessoas da família ou nos envolvermos em algum movimento de nosso país.
casa 5: mostra a necessidade de cuidarmos de nossos filhos e buscarmos mais diversão e lazer. Para as mulheres pode prenunciar uma gravidez.
casa 6: mostra a necessidade de sermos úteis aos outros, desenvolvermos habilidades manuais e cuidarmos de nossa dieta, hábitos e doenças.
casa 7: mostra a necessidade de cuidarmos do nosso relacionamento com os outros, podendo prenunciar um casamento, formação de alianças ou parceria ou enfrentar rivais e concorrentes.
casa 8: mostra a necessidade de cuidarmos de dívidas, impostos, testamentos, recursos compartilhados e assuntos relacionados à nossa intimidade.
casa 9: mostra a necessidade de refletirmos sobre as nossas crenças, buscarmos mais conhecimento ou novos horizontes, talvez através de uma viagem ao exterior. Pode ainda prenunciar que teremos de lidar com assuntos de justiça. 
casa 10: mostra a necessidade de cuidarmos de nossa profissão, posição social e reputação. Pode prenunciar uma demissão ou o surgimento de um novo emprego.
casa 11: mostra a necessidade de desenvolvermos o senso de equipe ou podemos nos inserir num grupo, na política, trabalhar por uma comunidade ou nos unirmos a um movimento popular.
casa 12: mostra a necessidade de nos protegermos, nos isolarmos ou enfrentarmos crises e situações difíceis. 






Efeitos do Eclipse Solar

Geralmente quando ocorre o Eclipse Solar podemos ser colocados diante das escolhas feitas no passado, o que nos permite rever e examinar as consequências de nossas escolhas. Antigos assuntos, situações, problemas, questões, pessoas e sentimentos do passado poderão reaparecer, isso porque o eclipse solar ativa as memórias e as influências do passado. 

O passado e tudo com o que estejamos familiarizados pode nos parecer mais confortável e seguro. Experiências bem sucedidas e realizações que vingaram no passado poderão ser reaproveitadas, sendo também a oportunidade para resolvermos antigas pendências e corrigirmos erros. O que for relevante para o presente servirá como experiência. Por dar destaque à tradição e à história, antigos movimentos, modas e tendências poderão ser reavivados. 

Da mesma forma, torna-se mais difícil para romper com hábitos, vícios e comportamentos, havendo a possibilidade de serem retomados mesmo que tenham sido superados. Devido ao ocultamento do Sol a nossa vitalidade pode ser afetada, havendo maior tendência ao enfraquecimento do corpo físico e surgimento de doenças, por isso é recomendável poupar energias.

Sendo o Sol a luz da consciência, o eclipse pode prejudicar a clareza de pensamento e a capacidade de julgamento. Avaliações e análises feitas durante a ocorrência do eclipse podem ser errôneas, incompletas e distorcidas. Por não termos uma visão panorâmica das situações, nossas decisões podem ser irrefletidas ou estar baseadas em dados falsos ou errados. Por isso é recomendável evitar o início de projetos e adiar assuntos e decisões importantes nos 15 dias anteriores ao eclipse. 

De maneira em geral, os eclipses solares servem como um momento de quietude e silêncio para refletirmos, entrarmos em contato com nós mesmos, com as nossas necessidades e também para encontrarmos equilíbrio e estabilidade. Para isso podemos adotar práticas simples de relaxamento, ter contato com a natureza, caminhar sem pressa, preferir uma alimentação mais leve, praticar meditação ou exercícios como ioga e tai-chi chuan, mantendo sempre o pensamento positivo e estarmos em contato com coisas positivas. 

A potente Lua Nova junto ao Eclipse Solar nos convida para um mergulho nas águas profundas de Escorpião, para nos purificarmos de todos os males e fardos emocionais. Isso inclui nos libertarmos de todos os fardos materiais, principalmente das "tralhas" sem nenhuma utilidade que entulham os nossos armários. É tempo de desfazer de tudo que vem tornando nossa bagagem de vida mais pesada, sejam coisas, situações, pessoas e sentimentos. 

Também é a oportunidade para sintonizar-nos com as características positivas do signo de Escorpião, desejando que os outros estejam bem e fazendo tudo que seja possível para que isso aconteça. É o momento para nos mostrarmos motivados para restaurar e revitalizar situações, bem como realizar com determinação os objetivos. Mas sobretudo dedicar-nos a tudo com paixão, pois esse é um tempo para apaixonar-nos por algo, por alguém, pela vida...
  
Fonte:



NASA

ECLIPSES DE 2013




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...