Para falarmos da Qabalah Esotérica que se encontra nos livros, devemos considera-la uma casca do fruto perfeito da Árvore da Vida, depois dos ensinamentos esotéricos que nela estão incutidos. Com isso, ficaria claro o absurdo e a falsidade daqueles que não se iniciaram no Verdadeiro Caminho, o puro e razoável Caminho Oculto.
Para o estudante que desconhece os rudimentos da Qabalah, recomendamos que estudem a introdução da "Qabalah Desvelada" de Knorr de Rosenroth.
A Qabalah literal se encontra dividida em três partes:
GMTRIA (Gematria);
NVTRIQVN (Notaricon);
e ThMVRH (Temurá).
Gematria é uma metatesis da palavra grega grammateia. É baseada no relativo valor numérico das palavras.
As palavras de valores numéricos similares supostamente são interpretadas mutuamente, e esta teoria se estende as orações e frases completas.
Por exemplo, a letra Shin, Sh, é igual a 300, que é equivalente a soma da palavra RVCh ALHIM, Ruach Elohim, o Espírito dos Elohim.
R=200, V=6, Ch=8, A=1, L=30, H=5, I=10, M=40; total=300.
Similarmente a palavra AchD, Achad, Unidade, Um, e AHBH, Ahebah, Amor, ambas são iguais a 13.
A=1, Ch=8, D=4; A=1, H=5, B=2, H=5; total comum=13.
O nome do Anjo MTTRVN, Metraton e o nome da deidade ShDI, Shadai, somem 314 cada um, com o que ambas são simbolizadas mutuamente.
É dito que o Anjo Metraton conduziu o povo de Israel pelo deserto, e que dele Deus disse: "Meu Nome está Nele".
Com respeita a Gematria das palavras IBA ShILH, Yeba Shiloh, "Shiloh Vendra"=358, que é a soma da palavra MShICh, Messias.
Temos outro exemplo da frase do Gênesis, XVII: 2, VHNH ShLSh, Elo Mikael Gabriel Ve Raphael, "Estes eram Miguel, Gabriel e Rafael"; cada frase soma 701.
Creio que estes exemplos são suficientes para deixar claro a natureza da Gematria.
Veja:
http://www.cursosdemagia.com.br/liberLVIII.pdf
Veja:
http://www.cursosdemagia.com.br/liberLVIII.pdf