Vale até dedicar-se à arte do malabarismo, só não pode parar e deixar o cérebro enferrujar. Pesquisas recentes usando estudos de imagens demonstraram aumento da atividade e de conexões no cérebro de pessoas com mais de 50 anos que aprenderam malabarismo num curso de três meses. Mas, o efeito positivo em seus cérebros durou apenas o tempo em que eles permaneceram praticando as novas habilidades.
Fale, fale, fale
Cultive amizades
Mantenha a pressão baixa
Durma bem
Outras dicas
Sonhe acordado
Feche os olhos e imagine-se em um local paradisíaco. Respire lenta e profundamente. Seja uma praia, uma montanha, uma floresta silenciosa ou o seu lugar favorito do passado, deixe a atmosfera confortável envolver você numa sensação de paz e tranquilidade.
Colecione momentos felizes
Faça questão de se lembrar sempre dos momentos felizes, prazerosos e agradáveis que despertam sensações positivas em você, como segurança, afeto, amor etc.
Aprenda a lidar com pensamentos negativos
Pensamentos negativos podem ser insistentes e barulhentos. Aprenda a interrompê-los. Não tente bloqueá-los (isso nunca funciona), mas não deixe que eles controlem você. Se você não pode solucionar o problema no momento, tente se distrair ou se tranquilizar.
Faça uma coisa de cada vez
Por exemplo, se você está dando um passeio ou passando tempo com os amigos, desligue o telefone celular e pare de pensar no que tem a fazer depois. Esteja presente por inteiro em tudo o que fizer.
Exercite-se
Uma atividade física regular melhora o bem-estar psicológico e pode reduzir a depressão e a ansiedade. Praticar algum tipo de exercício em grupo ou ginástica pode reduzir o sentimento de solidão, desde que a atividade insira você num grupo que compartilhe objetivos comuns.
Tenha um hobby
Ter um hobby equilibra sua vida permitindo você fazer alguma coisa que você gosta, livre de pressões das tarefas diárias. O hobby também mantém seu cérebro ativo.
Estabeleça metas pessoais
Metas não devem ser ambiciosas. Você pode decidir terminar aquele livro que começou três anos atrás, dar uma volta no quarteirão todo dia, aprender a jogar xadrez, ligar para os amigos em vez de esperar o telefone tocar. Seja qual for sua meta, conquistá-la trará confiança e satisfação.
Expressar-se após um dia estressante pode ajudar você a recuperar a perspectiva, abaixar a tensão e até aumentar a imunidade do seu corpo contra doenças.
Compartilhe o humor
A vida às vezes torna-se séria demais, então quando você ouvir ou vir alguma coisa engraçada, compartilhe o fato com algum conhecido seu. Um pouco de humor pode ajudar muito a manter seu cérebro em forma.
Sorria, ria, dê gargalhada
Uma gargalhada genuína é um santo remédio para o estresse de todo dia. Peça para seus amigos lhe contarem uma história engraçada. Cerque-se de pessoas sorridentes, engraçadas e brincalhonas. Quando vir um grupo de amigos ou colegas de trabalho dando boas risadas, junte-se a eles.
Trabalho voluntário
Trabalhar como voluntário em uma causa que nos motiva e inspira nos faz sentir muito bem em relação a nós mesmos. Ao mesmo tempo, alargar nossa rede social, nos permite o aprendizado de novas experiências e equilibra a nossa vida.
Trate-se bem
Faça um prato especial para você mesmo. Tome um banho de espuma. Assista um filme. Ligue para um amigo ou parente que você não fala há anos. Sente-se num banco de parque e sinta o cheiro da grama e das flores. Seja o que for, faça isso apenas para você mesmo.