quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lição de Vida: "Eu não tenho passado. Tenho presente." Diz: Bibi Ferreira


‘Eu não tenho passado. Tenho presente’, diz Bibi Ferreira

Atriz estreia novo espetáculo para comemorar 90 anos de idade e 71 de carreira.

Muito antes desta febre de musicais no Brasil, ela já subia ao palco para cantar e atuar. Interpretou diversas vezes a cantora francesa Edith Piaf e montou aqui espetáculos da Broadway, como My Fair Lady. Isso há quase 50 anos. Abigail Izquierdo Ferreira, quer dizer, Bibi Ferreira, está neste domingo no Fantástico. E prova que o tempo passa, mas sua estrela está longe de perder o brilho.

É aquecendo a voz que Bibi Ferreira se prepara para a nossa conversa. E que voz aos 90 anos. É isso mesmo: 90 anos.

A comemoração do aniversário e dos 71 anos de carreira começa esta semana. O lugar escolhido, claro, foi o palco. È tanta vitalidade que na próxima quarta-feira ela estreia um novo espetáculo no Rio de Janeiro.

Renata Ceribelli: As pessoas normalmente têm muito receio, muito medo de, com o passar dos anos, não ter aquela capacidade de fazer as coisas que elas gostam. Aí vem você e mostra que não é nada disso. Conta esta receita pra gente.

Bibi Ferreira: Acho que esta receita vem do tempo da minha mãe. Minha mãe era uma pessoa muito exigente. Comigo principalmente. O verbo cansar não existia.

Renata Ceribelli: Você gosta de recordar do seu passado?

Bibi Ferreira: Eu não tenho passado. Eu tenho presente. Eu agradeço sempre por tudo que eu tenho. Pela voz que eu tenho. Pela filha que eu tenho. Pela saúde que eu tenho.

Renata Ceribelli: Por todos os amores que você teve?

Bibi Ferreira: Amores eu tive vários quando eu tive a idade de ter amores. Eu tive os cinco maridos. Amei os cinco com a mesma intensidade. Mas também tenho muita idade. Divide isso.

Renata Ceribelli: Você é muito ciumenta?

Bibi Ferreira: Doentiamente ciumenta.

Renata Ceribelli: Não consigo te ver uma mulher ciumenta. Porque você é uma mulher forte. Aparentemente muito segura. Uma mulher ciumenta não combina com isso.

Bibi Ferreira: Mas você esqueceu um detalhe importante: se você não é bonita. As concorrentes eram muito mais bonitas que eu. E aí entrava meu ciúme.

Renata Ceribelli: Você não se achava bonita por isso você era insegura com sua beleza?

Bibi Ferreira: Era isso desde menina. Porque eu tinha um fator contra, que era meu pai. Eu era parecidíssima com meu pai. E meu pai era um famoso por ser um homem feio. ‘O pai dela é tão feio. Ela é a cara do pai’. Isso foi ficando, ficando na minha cabeça.

Renata Ceribelli: Eu gostaria de mostrar imagens que a gente encontrou em nossos arquivos para você sentir um pouco de saudade.

É um especial em que ela faz uma homenagem a Procópio Ferreira, um dos maiores atores do teatro brasileiro.

Renata Ceribelli: Saudade?

Bibi Ferreira: Constante.

Bibi tem uma filha e dois netos. A neta Claudia chegou junto com a mãe, Cristina, para visitar a avó.

Renata Ceribelli: Como é Bibi avó e mãe? É aquela avó que borda ou é moderna?

Cláudia: Ela é moderna. Muito moderna.

Ao lado da filha e da neta, Bibi faz uma revelação ao Fantástico. Ela tem três músicas que ela escreveu. Inéditas.

Fonte:
Fantástico de 01/Abril/2012