sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oração para os Setênios (Antroposofia)










ORAÇÃO PARA O PRIMEIRO SETÊNIO
(para crianças que já sabem rezar sozinhas)

Da cabeça aos pés
sou a imagem de Deus.
Do coração às mãos
sinto o hálito de Deus.
Quando Deus eu avisto
em todas as partes,
no pai e na mãe,
em todas as pessoas queridas,
no animal e na flor,
na árvore e na pedra,
não sinto medo de nada:
só amor
a tudo que está ao meu redor.

Rudolf Steiner


ORAÇÃO PARA O SEGUNDO SETÊNIO
(a partir dos 10 anos)

Eu contemplo o mundo onde o sol reluz;
onde as estrelas brilham,
onde as pedras dormem,
onde as plantas vivem e vivendo crescem;
onde os bichos sentem e sentindo vivem;
onde já o homem, tendo em si a alma,
abrigou o espírito.
Eu contemplo a alma que reside em mim.
O Divino Espírito age dentro dela,
assim como a tua sobre a luz do sol.
Ele paira fora na amplidão do espaço
e nas profundezas da alma também.
A ti eu suplico,
ó Divino Espírito,
que bênçãos e forças para o aprender,
para o trabalhar,
cresçam dentro de mim.

Rudolf Steiner


ORAÇÃO PARA O TERCEIRO SETÊNIO

Tu, que iluminas o Universo,
ilumina também a mim e
tira a venda dos meus olhos
para que eu veja o Sol verdadeiro.
Está ainda coberto com um véu,
entretanto, em um mar de luz dourada
transluz minha alma.
Agora, concede-me vê-lo
na imagem da claridade
e da verdade pura.
Deixa que reconheça em Sua luz
quais são os meus deveres.
E logo, terminada a viagem,
permite-me chegar ao Lugar Sagrado.
E tu, consolo do Universo,
brinda-me a força
para alcançá-lo em realidade.
E tu, ó Amor Divino,
acolhe-me em teus desígnios
e mantém puro o eterno raio
da minha fiel vontade.

Rudolf Steiner


ORAÇÃO PARA O QUARTO SETÊNIO

Não olhe o que os outros fazem.
Os outros são tantos!
Você entra num jogo
que nunca quer parar.

Pelos caminhos de Deus ande,
não deixe outro ser o guia.
Assim você caminha directo e recto,
mesmo que ande sozinho.

Christian Morgenstern


ORAÇÃO PARA O QUINTO SETÊNIO

Homem, torna-te essencial,
pois, se o mundo parar,
o acaso desaparecerá
e só o essencial permanecerá.

Angelus Silesius


ORAÇÃO PARA O SEXTO SETÊNIO

Em cada homem há um menino
que quer brincar, que quer amar,
que quer falar e ser escutado.
Se você souber fazê-lo acordar,
seu amor desabrochará;
se, do contrário, você só o criticar,
tudo irá paralisar.

Em cada mulher há uma menina
que quer brincar, que quer chorar,
que quer ser abraçada, que quer ser beijada.
Deite-a em seu colo, afane seus cabelos,
enxugue suas lágrimas,
brinque, abrace e beije.
E nela despertará a mulher
que caminha junto lado a lado.

Gudrun Burkhard
( tornar-se dama, tornar-se cavalheiro)


ORAÇÃO PARA O SÉTIMO SETÊNIO

Tudo se acerta e preenche.
É só saber esperar.
E o advento de sua felicidade
ano e campos irão propiciar.
Até que um dia
você sente o perfume do grão.
Você se põe a caminhar
para trazer a colheita e armazenar.

Christian Morgenstern
( do alto da montanha)


ORAÇÃO PARA O OITAVO SETÊNIO

A serviço da vida... fui.
A serviço da vida... vim.
Só meu sofrimento me instrui,
quando me recordo de mim...
E toda mágoa se dilui,
restando a vida, sem fim.

Cecília Meireles
( saber ouvir)


ORAÇÃO PARA TODOS OS MOMENTOS

Eu não sou eu.
Eu sou aquele que caminha ao meu lado,
sem que eu o enxergue,
que eu visito frequentemente
e que frequentemente eu esqueço.
Aquele que cala em silêncio quando eu falo,
que docilmente perdoa quando eu odeio,
que fica em pé, quando eu morro.

Juan Ramón Jimenez
(para todos os momentos...)

Por Luis Fonseca Cabreira