quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é a Psicossíntese?


A Psicossíntese é uma abordagem para o crescimento da pessoa, que foi desenvolvida pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli (1888-1974) por volta de 1910, e que vem evoluindo até os dias de hoje.

No seu significado mais básico, a psicossíntese se refere ao processo de crescimento pessoal - a tendência natural em cada um de nós de harmonizar, ou sintetizar, nossos vários aspectos em níveis sempre mais altos de organização. 

A psicossíntese acredita que cada um de nós tem um impulso inato para o desenvolvimento de si mesmo, e que nós podemos escolher apoiar esse processo conscientemente. 

Sabe-se geralmente que nós temos uma responsabilidade nesta direção, porém nem sempre sabemos como progredir nela. 

Para atender a isso, a psicossíntese fornece respostas tanto teóricas como práticas. Ela oferece uma estrutura que permite um entendimento mais completo de nós mesmos, de nossas capacidades e de nossas relações e oferece ainda habilidades e técnicas para nos ajudar a lidar com estes de maneira eficiente e segura.

A psicossíntese é fundada na premissa que a vida humana tem um propósito e um significado, e que nós participamos de um universo ordenado e estruturado para facilitar a evolução da consciência de si. 

Uma consequência disso é que a vida de cada pessoa tem um propósito e um significado dentro deste contexto mais amplo, e que o indivíduo pode descobrir isso.

O Self

Ao contrário da maioria das abordagens em psicoterapia, a psicossíntese reconhece um aspecto nosso que é difícil de nomear. Foi chamada a parte de nós "mais alta" ou "mais profunda". 

Em todo caso, essa parte é para nós a fonte de inspiração, de orientação, de conforto, de força, de paz, de esperança. 

A psicossíntese chama esta parte de "self", e acrescenta que a integração, a síntese, a unificação da personalidade acontece em volta desse self. Como esse "self" tem dois aspectos - o pessoal e o transpessoal - a síntese acontece em duas etapas - primeiro a pessoal, e depois a transpessoal.

O reconhecimento do self é essencial, porque sem ele, a tentativa de integração se faz em detrimento da diversidade e da individualidade. 

Uma unidade que é realizada por meio da uniformidade é, por natureza, frágil, e é ameaçada pela singularidade e pela diferença. Por outro lado, uma unidade baseada no self é estável, porque ela pode equilibrar os interesses do todo com os interesses de cada uma das partes.

Força e Gentileza

Um dos pontos fortes da psicossíntese é que ela fornece métodos práticos para reconhecer e ter acesso à parte "mais alta" ou "mais profunda" de nós mesmos, de maneira que o processo de crescimento acontece de acordo com uma "sabedoria interna". 

Isto significa também que no acesso a esta parte verdadeiramente fortalecedora de nós mesmos, o próprio self interno da pessoa não é violado ou forçado. Ele pode se desenvolver no seu próprio tempo e ritmo, e de acordo com seu próprio processo. Deste modo, o trabalho interior se realiza honrando todas as partes do ser e favorecendo o desbloqueio suave dos obstáculos internos que impedem o crescimento, sem criar bloqueios adicionais no processo.

Contexto

A meta da psicossíntese é a integração e a visão do todo. 

Como a psicossíntese é muito ampla e adaptável, ela pode ser - e efetivamente é - aplicada a muitas áreas de atividade onde essa meta é requerida. 

Citamos como exemplos: o aconselhamento e a terapia, a educação, a medicina e a área de saúde preventiva, os negócios e a administração, a diplomacia e as relações internacionais, a religião e o desenvolvimento organizacional. 

Por isso, os profissionais consideram a psicossíntese - com sua postura compreensiva, com suas ferramentas e suas técnicas - muito valiosa para lhes dar um sólido embasamento nas suas próprias profissões.

A Psicossíntese, que vem evoluindo desde 1910 quando de sua elaboração por Roberto Assagioli, tem muito a oferecer ao mundo e seu potencial parece ser ilimitado. É um movimento crescente que já tem centros disseminados no mundo todo: na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, E.U.A., Japão, México e Nova Zelândia e na maioria dos paises da Europa.

O texto acima foi traduzido e adaptado do site Psycosynthesis (Canada)