sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fitoterápicos


O termo fitoterápico deriva do grego e significa "terapia vegetal". É o tratamento através de plantas medicinais objetivando estimular as defesas naturais do organismo.

Com a utilização de extratos secos padronizados, que contém uma maior porcentagem de princípios ativos, fica garantida a maior eficácia ao tratamento.

ACEROLA

Utilizada no tratamento de gripes e resfriados e afecções pulmonares. Possui alta concentração de vitamina C. Age contra o estresse, contém vitaminas do grupo B, sais minerais, proteínas, caroteno e rutina.

AGAR AGAR

É extraído de algas marinhas que, por assimilarem grande quantidade de minerais na água do mar, tornam-se ricas em fósforo, iodo e sais minerais. É bastante rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suave efeito laxante. Por isso, é comumente utilizado em dietas com baixo teor calórico. 

ALCACHOFRA

O extrato de folhas de alcachofra atua com eficiência na queima de gorduras, reduz as taxas de colesterol e de uréia no sangue, regulariza e estimula as funções do fígado. É indicada para o controle do nível de colesterol, obesidade, anemia, intoxicação ou disfunção hepática, diurético e laxante suave.

AMORA

A amora é conhecida como a planta reguladora dos hormônios por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores, entre outros.

BERINJELA

A berinjela é rica em fibras solúveis e reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos.

BETA CAROTENO

Fonte natural de pré vitamina A, protegendo e embelezando a pele e o cabelo, promove um bronzeamento saudável.

BOLDO

Atua como antiespasmódico (diminui a cólica), além de aumentar e favorecer o fluxo biliar, sendo indicado em casos de distúrbios da função digestiva e em queixas suaves do trato gastrintestinal (má digestão, gases, intolerância à gordura).

CÁLCIO DE OSTRAS

Fortificante do sistema ósseo prevenindo a osteoporose e raquitismo, melhorando a pressão arterial e a qualidade do sangue.

CARALLUMA 

É indicado em tratamento para emagrecimento, diminui o açúcar no sangue e supri o apetite. Bloqueia a atividade de várias enzimas que formam blocos de gordura, formando reservas gordas a serem queimadas.

CARQUEJA

É uma planta conhecida e utilizada pela medicina popular no combate e prevenção de problemas digestivos, hepáticos e diuréticos. É uma planta originária da América do Sul e no Brasil.

CARVÃO VEGETAL

Tem excelentes propriedades adsorventes. É notável condutor de oxigênio, ajudando a eliminar as toxinas do aparelho digestivo e é indicado em casos de desconfortos abdominais causados pela flatulência.

CASCARA SAGRADA

Possui ação laxante e purgativa, sendo utilizada no tratamento de prisão de ventre crônica.

CASSIOLAMINA

É um potente da lípase, uma enzima responsável pela quebra da gordura no trato gastrintestinal, que ao ser inibida diminui parte da gordura ingerida na dieta, reduzindo as calorias e reservas de gordura. 

CARTILAGEM DE TUBARÃO

A cartilagem de tubarão é um composto naturalmente rico em minerais, principalmente o cálcio e o fósforo. Estudos realizados indicam seu uso em casos de tumores, psoríase, osteoporose, artrite reumatóide, artrose e retinopatias diabéticas.

CHAPÉU DE COURO

Tem a função de provocar um aumento do fluxo urinário, estimulando a eliminação do ácido úrico através da sua ação na filtração glomerular, por isso é utilizado no tratamento de doenças renais e das vias urinárias. Atua no intestino produzindo um leve efeito laxativo, estimula a produção da bílis.

CITRUS 

É o extrato da laranja amarga, é rica em vitamina C, complexo B, vitamina A, hesperidina, limoneno, pectinas, rutinose, sais minerais. É utilizada no tratamento de ácido úrico, artritismo, asma, constipação intestinal, prisão de ventre, distúrbios metabólicos, dor de cabeça, doenças de vias respiratórias, gripe, pneumonia, estresse, febre, gases, insônia, estomatite.

CASTANHA DA ÍNDIA

Indicado em casos de hemorróidas, varizes, flebites, atuando internamente como descongestionante venoso e vaso constritor e externamente como coadjuvante no tratamento da celulite.

CATUABA

É um potente tônico, estimulante, ajuda a tratar pessoas que possuem um sono agitado, nervosismo, instabilidade emocional, impotência sexual, dificuldade de raciocínio e concentração.

CAVALINHA

Atua como diurético empregado nas doenças das vias urinárias.

CENTELLA ASIÁTICA

É um purificador sanguíneo, melhorando a circulação e reduz a celulite, muito útil em casos de fragilidade capilar e úlcera varicosa.

COLÁGENO

Possui altíssimo teor em proteína animal e aminoácido utilizado no combate a flacidez no tratamento de unhas e cabelos enfraquecidos.

ESPIRULINA

É uma alga marinha de grande valor nutricional utilizada em especial por pessoas que não apreciam verduras.

FASEOLAMINA

Extrato do feijão branco. É um poderoso ingrediente natural que inibe a absorção de carboidratos sem estimular o Sistema Nervoso Central. 

FARINHA DE MARACUJÁ

É obtida da casca do maracujá encontrada em sua composição a pectina que é uma fração de fibras solúveis, ao ser ingerida ela forma um gel, sendo que no caso de diabetes ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral inclusive da glicose.

FOLHA DE OLIVEIRA

A árvore da azeitona é comprovado, mais eficaz que o chá verde, branco, no combate aos quilinhos extras e as gorduras que se acumulam no abdômen.

FUCUS VESICULOSOS

É uma alga marinha de cor castanha, extremamente abundante nos rochedos da costa do Atlântico, Pacífico e Mar do Norte. Possui uma propriedade estimulante da tireóide e acelera o metabolismo dos ácidos graxos, fazendo diminuir o nível dos mesmos na circulação. Empregado medicinalmente como auxiliar nos regimes de emagrecimento e hipotireoidismo.

GARCINIA CAMBOGIA

Auxilia nos regimes de emagrecimento pela diminuição do desejo de comer doce e pela diminuição da produção de gorduras.

GELATINA


Possui alto teor de proteína animal e aminoácidos, enrijece os tecidos e garante unhas e cabelos saudáveis, combatendo também a flacidez.

GINKGO BILOBA

Atua em casos de distúrbios circulatórios, perda de memória, labirintite e diminuição da capacidade auditiva, favorecendo a oxigenação dos tecidos agindo contra o envelhecimento.

GINSENG

Seu uso diminui a fadiga física e mental, melhorando a memória, o desempenho sexual, a pressão arterial, aumentando a resistência física e orgânica.

GUARANÁ

É um estimulante mental e muscular, diminuindo o cansaço físico e psíquico possuindo ainda efeito diurético.

GYMENA SYLVESTRE

Reduz os lipídeos do sangue e acúmulo de gordura visceral. Além disso age reduzindo os níveis de triglicérides, a vontade de comer doces e o nível de glicose sanguínea, sendo indicada como co-adjuvante no tratamento de diabetes e emagrecimento.

ISOFLAVONA

Derivada da soja, indicada para alivio dos sintomas da menopausa, previne a osteoporose e doenças cardiovasculares, aumenta a densidade óssea e reduz o colesterol.

LEVEDO DE CERVEJA

Fonte natural de vitamina do complexo B, diminuindo o cansaço físico e aumenta a resistência, combatendo a anemia e embeleza a pele.

PORANGABA

Estimulante da circulação um auxiliar em regimes de emagrecimento, diurético e previne o depósito de gordura nas veias.

SENE

Possui ação laxante e purgativa e regula o intestino.

UNHA DE GATO

É uma planta reconhecida por suas propriedades antiinflamatórias. É indicada no tratamento de enfermidades reumáticas, como osteoartrite (inflamação das articulações) e artrite reumatóide (reumatismo).

VALERIANA

Indicado como sedativo natural em casos de histeria, insônia de fundo nervoso, palpitação nervosa e distúrbios da menopausa.

VITAMINA A

Essencial para o crescimento e manutenção do tecido epitelial e das mucosas, no mecanismo da visão.

VITAMINA B6

É uma vitamina que está diretamente relacionada com o metabolismo dos aminoácidos e também no metabolismo glicídico e lipídico, ou seja quanto mais proteína você ingere mais vitamina B6 você precisa. É usada para prevenir e tratar os estados de sua deficiência, e no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na depressão e outros sintomas associados à TPM e ao uso de anticoncepcionais.

VITAMINA C

Aumenta a imunidade do organismo, deixando mais resistente à infecções virais e bacterianas. Tem atividade anti radicais livres, previne e reduz o aparecimento de rugas. Aumenta a absorção de ferro. É essencial para a síntese de colágeno.

VITAMINA E

Retarda o envelhecimento, fornece oxigênio ao organismo, aumentando a resistência, previne coágulos sanguíneos, alivia a fadiga, cãimbras e distensão muscular nas pernas, previne contra o câncer de mama e útero.