Este é um exercício muito praticado nas aulas de yoga.
Preparo: respire e inspire várias vezes antes de começar o exercício.
Com o dedo médio tape a narina direita. Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda. Na sequência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Tape agora com o dedo médio a narina esquerda. Inspire lenta e profundamente pela narina direita. Na sequência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Repita o exercício várias vezes.
Quando decidimos alterar o ritmo da nossa respiração, podem surgir bloqueios e impedimentos. Não desista. Faça este exercício regularmente, em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns minutos. Não precisa inspirar com força; faça tudo com leveza e naturalidade.
Há um ditado que diz: "O hábito faz o monge". Assim, a busca de uma prática diária de reeducação respiratória irá, aos poucos, conferindo a sua forma adequada de respirar.
Na verdade, o homem alimenta-se muito mais pela respiração do que pelo alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano está na respiração. No entanto, na atualidade, os indivíduos só inspiram 30% do ar que deveria atrair para seus pulmões e órgãos. Conclusão: pensamentos confusos e agitados.
É importante salientar que, somente a partir do momento em que, através da respiração, nós assumirmos o controle da entrada de vida e energia em nosso corpo físico, estaremos transitando para um novo estágio, permitindo que todos os nossos corpos expandam-se. E, com a expansão dos corpos, o espírito terá uma habitabilidade terrena superior, ampliando expressões e percepções: sexto, sétimo e demais sentidos.
Fonte:EXERCíCIO: