ENGATINHAR
Neurocientistas já reconhecem que crianças que não engatinharam, podem apresentrar mais problemas de motricidade que aquelas que vivenciaram naturalmente esta importante fase do desenvolvimento humano.
Mas nunca é tarde e o cérebro agradece. Fica Simples Mente Feliz!
Agache-se no chão apoiando-se nos joelhos e nas mãos espalmadas. Engatinhe, lentamente, por uns cinco minutos ou mais, procurando reconhecer toda a sua fisicalidade, todos os seus apoios.
No primeiro passo, a mão direita adianta-se para a frente junto com o joelho esquerdo. Depois avança a mão esquerda com o joelho direito.
Bem, parece que todo mundo sabe engatinhar, mas não é bem assim.
SALTAR CRUZADO
Faça o salto cruzado (faz-se um X com braços e pernas) com uma música alegre de fundo.
Coordene os movimentos de forma que o braço e a perna oposta mexam ao mesmo tempo. A mão direita busca tocar o joelho esquerdo, que levanta, e depois a mão esquerda também toca o joelho direito, que levanta.
Faça os movimentos aproveitando para mover os olhos em todas as direções.
Leve sua mão ao joelho oposto, cruzando a linha divisória.
Quando os seus hemisférios cerebrais trabalham juntos desta forma, sua mente fica totalmente aberta para aprender novas informações.
Os movimentos cruzados levando braços e pernas para frente trabalham a visão de futuro.
Quando cruzamos levando pernas e braços para trás (mão direita busca tocar o tornozelo esquerdo, e vice-versa), este exercício ativa a intuição, o raciocínio matemático abstrato e a visão espacial.
Quando realizado (para frente ou para trás), porém com pulos, teste exercício trabalha a verticalidade, a abstração, a capacidade de organização e planejamento.
Quando praticar:
Pela manhã ao levantar por 5-10 minutos, se possível ao ar livre ou diante de uma janela aberta; e outras vezes ao dia se desejar.