segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Eu contemplo o mundo... (Antroposofia)




(1)Eu contemplo o mundo,
Onde o Sol reluz,
Onde as estrelas cintilam,
Onde as pedras jazem,
As plantas vivendo crescem,
Os animais, sentindo, vivem,
No qual o ser humano com alma
Dá morada ao espírito;
Eu contemplo a alma,
Que vive para mim no íntimo.

O espírito de Deus tece
Na luz do Sol e da alma,
No espaço, no exterior,
Nas profundezas da alma, no interior. –

A Ti, ó espírito de Deus,
Quero dirigir-me suplicando,
Que força e bênção
Para o estudar e para o trabalho
Cresçam (2) em meu interior.



Ich schaue in die Welt;
In der die Sonne leuchtet,
In der die Sterne funkeln;
In der die Steine lagern,
Die Pflanzen lebend wachsen,
Die Tiere fühlend leben,
In der der Mensch beseelt
Dem Geiste Wohnung gibt;
Ich schaue in die Seele,
Die mir im Innern lebet.
Der Gottesgeist, er webt
In Sonn’- und Seelenlicht,
Im Weltenraum, da draussen,
In Seelentiefen, drinnen. –
Zu Dir, o Gottesgeist,
Will ich bittend mich wenden, (3)
Dass Kraft und Segen mir
Zum Lernen und zur Arbeit
In meinem Innern wachse.


(4)Eu contemplo o mundo,
onde o sol reluz,
onde as estrelas brilham,
onde as pedras jazem,
onde as plantas vivem
e vivendo crescem,
onde os bichos sentem
e sentindo vivem,
onde já o homem,
tendo em si a alma,
abrigou o espírito.

Eu contemplo a alma
Que reside em mim.

O divino espírito
age dentro dela
assim como atua
sobre a luz do sol.

Ele paira fora,
no amplidão do espaço
e nas profundezas
da alma também.

A Ti eu suplico,
ó divino Espírito,
que bênção e força
para o aprender,
para o trabalhar,
cresçam dentro em mim.



Fonte: GA 40, p. 245; na p. 288 está anotado “Para as classes superiores [provavelmente querendo indicar da 9ª série até a 12ª, o fim do ensino médio] da Escola Waldorf Livre, Stuttgart, 1919”.
(1) Trad. VWS.
(2) O original, “wachse”, está no singular.
(3) Como no fac-simile do manuscrito original; no GA 40 está “Will bittend ich mich wenden”.
(4) Versão de Ruth Salles, col. Maria Aparecida Franco. Esse verso é falado pelos alunos de cada classe das escolas Waldorf do mundo inteiro, no início das aulas pela manhã.

Fonte da Imagem:
Joop Zand