O Japamala (japa significa repetição e mala significa cordão ou colar) mais conhecida no ocidente como rosário de orações, é um objeto antiquíssimo de devoção espiritual, sendo utilizada em muitas culturas e religiões para marcar orações ou mantralizações.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
108 contas do Japa Mala
O Japamala (japa significa repetição e mala significa cordão ou colar) mais conhecida no ocidente como rosário de orações, é um objeto antiquíssimo de devoção espiritual, sendo utilizada em muitas culturas e religiões para marcar orações ou mantralizações.
Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião.
No Hinduísmo ou Budismo se usam com 108 contas, havendo sempre uma conta maior representando a Divindade, ao redor do qual giram as 108 distintas manifestações, retornos ou encarnações.
Podendo ter ainda 27 contas x 4 = 108 ou 54 contas x 2 = 108 contas.
Para que utilizá-lo?
O Japamala auxilia na prática da concentração agindo como um ponto de apoio.
Ele não irá impedir que você disperse, pois isso é próprio do estado de agitação da mente, mas ele faz com que se lembre do que está fazendo e volte o seu foco para a concentração.
Além disso, quanto mais você usá-lo para recitar mantras de sua escolha, mais ele se impregnará dessas e da sua energia e se tornará um objeto sagrado, podendo inclusive conferir-lhe proteção.
Seja de qual for o tipo de Japamala, o que importa é utilizá-lo com disciplina para ajudá-lo a tranquilizar a sua mente e transformar a palavra ou frase repetida em um mantra de realização para você.
Quanto mais repetições fizer, mais energia agregada terá.
Além disso, o Japamala pode ajudá-lo a tirar a tensão, a ansiedade, o medo e levará você a atingir níveis mais altos de consciência e realização espiritual.
Por que o número 108?
O número “108” é considerado um número sagrado, por diversas razões matemáticas, físicas e metafísicas.
Para se ter uma idéia, este número é produto de operações matemática simples e precisas.
Por exemplo, ao se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª, o resultado é 1 x 4 x 27 = 108.
O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas.
O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9.
O “108″ também aparece como a representação do chackra cardíaco; no Shri Yantra; nos textos védicos, onde 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro.
Na astrologia, com seus 9 planetas e 12 casas ( 9 × 12 = 108).
Na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra.
E ainda 108 são o número de Gopis de Krishna, 108 são os Upanisades, 108 são o número de contas do japamala.
Em termos de diâmetro solar, a distância entre o Sol e a Terra é de 108 vezes o diâmetro do Sol.
A distância média entre a Lua e a Terra é de 108 vezes o diâmetro lunar.
Simbolicamente, fazer uma volta de japamala equivale a fazer uma jornada para o céu.
Como parte da correspondência entre o que está embaixo e o que está acima, 108 é também a metade do número de grupos de hinos do Rig Veda.
Simbolicamente falando, 108 é o número que representa a região média (antariksha) entre o Céu e a Terra.
Desta forma, as 108 contas do mala representariam um número equivalente de degraus que nos levam à realidade transcendental.
Fonte:
arte japa mala