sábado, 12 de novembro de 2011

Os quatro compromissos


Seja impecável com sua palavra

• Fale com integridade. Diga somente o que pretende dizer. Evite o uso da palavra para falar contra si mesmo ou desdizeres sobre os outros. Use o poder da sua palavra na direção da Verdade e do Amor. Não tome nada como pessoal.

• Saiba que nada do que os outros fazem é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é uma projeção da sua própria realidade, do seu próprio sonho. Quando você estiver imune às opiniões e ações dos outros, você deixará de ser vítima de sofrimento desnecessário. Não faça suposições.

• Encontre a coragem para fazer perguntas e expressar-se sobre o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas.Com apenas este acordo você poderá transformar completamente sua vida. Faça o seu melhor sempre.

• O seu melhor está a mudar constantemente a cada momento: será diferente consoante você se encontre saudável ou doente. Em qualquer circunstância, simplesmente faça o seu melhor e você evitará auto-julgamentos, julgamentos, abusos ou auto-arrependimento.


Um livro revelador da Sabedoria Tolteca
Don Miguel Ruiz