terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cores dos Alimentos / Alimentação Colorida


As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.
Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.
Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.


Alimentos Brancos

Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:
1.   Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
2.   Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.
3.   São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.


Alimentos Vermelhos

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata.
Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Alimentos Amarelos

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.
São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.
Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.


Alimentos Arroxeados

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:
1.   Retarda o envelhecimento.
2.   Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético


Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:
1.   Desintoxicam as células.
2.   Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
3.   Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
4.   Protegem o cabelo e a pele.

Alimentos Marrons

As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom.
Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:
1.   Melhoram o funcionamento do intestino.
2.   Combatem a ansiedade e a depressão.
3.   Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Fonte: beba leite
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